A presença de hábitos parafuncionais em crianças está fortemente associada a componentes emocionais e normalmente de etiologia multifatorial. De acordo com Duque et al. (2013), assinale a opção correta.
Os hábitos parafuncionais envolvem todos os hábitos de mastigação com e sem fins nutritivos, como o uso de mamadeiras e chupetas, bruxismo, onicofagia, sucção de lábios, bochechas e objetos.
A onicofagia, ato de roer as unhas, trata-se de um hábito que não pode ser adquirido por meio da imitação de outros membros da familia, sendo inibido quando o hábito de sucção já está presente.
O tempo de aleitamento matemo interfere significativamente na presença de hábitos bucais. Quanto menor o tempo de aleitamento, menores são as chances de desenvolvimento de hábitos deletérios, inclusive o bruxismo.
A etiologia do bruxismo é complexa e multifatorial (fatores locais associados a fatores psicológicos). Dentre os fatores locais, destacam-se as interferências oclusais e dentre os psicológicos estão os distúrbios do sono e alterações comportamentais.
A sucção de lábio caracteriza-se pela interposição do lábio inferior atrás dos incisivos superiores, produzindo força palatina sobre estes e força vestibular sobre os incisivos inferiores.