Imagem de fundo

Paciente K.L.B, 24 anos, nega envolvimento sistêmico...

1
Q3424440
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2023
Prova: CPCON UEPB - Prefeitura - Cirurgião Dentista - 2023

Paciente K.L.B, 24 anos, nega envolvimento sistêmico pessoal, procurou o centro de especialidades odontológicas do município onde reside, queixando-se destruição coronária total dos dentes 14, 15, 16 e 17, sem envolvimento doloroso na presente avaliação. Ao realizar a anamnese, o paciente não referiu nenhum processo alérgico medicamentoso. Ao exame clínico, observa-se a ausência de abscessos, vestibular ou palatino, em mucosas gengivais, assim como, destruição coronária com evidenciação de dentina reacionária e exposição dos condutos radiculares pulpares. As raízes dentárias dos elementos não apresentam ponto de apoio para o uso dos fórceps. Ao realizar a radiografia panorâmica, observou-se envolvimento da região da furca dentária nos dentes 14, 16 e 17, com a demonstração de lesão radiolúcida, circunscrita e localizada nos ápices dentários, associada ao envolvimento pulpar, enquanto que os elemento 15 apresenta destruição coronária extensa, com comprometimento pulpar associado. O cirurgião dentista optou pelo procedimento de exodontia dos restos radiculares dos elementos 14, 15, 16 e 17 por via alveolar. Seguindo os princípios para as exodontias dos restos radiculares, quais as etapas operatórias a serem seguidas, em ordem de execução cirúrgica?


A

Anestesia, incisão gengival, sindesmotomia, alveolectomia e ostectomia, exodontia via uso de fórceps, curetagem periapical, irrigação da cavidade, regularização óssea e sutura oclusiva.


B

Anestesia, incisão gengival, sindesmotomia, alveolectomia e ostectomia, exodontia via uso de alavancas, curetagem periapical, regularização óssea dos bordos dos alvéolos, irrigação da cavidade e sutura oclusiva.


C

Anestesia, incisão gengival, alveolectomia e ostectomia, exodontia via uso de fórceps, sindesmotomia, irrigação da cavidade, regularização óssea, curetagem periapical e sutura oclusiva.


D

Anestesia, incisão gengival, exodontia via uso de alavancas, alveolectomia e ostectomia, sindesmotomia, irrigação da cavidade, regularização óssea, curetagem periapical e sutura oclusiva.


E

Anestesia, incisão gengival, sindesmotomia, irrigação da cavidade, alveolectomia e ostectomia, exodontia via uso de alavancas, curetagem periapical, regularização óssea e sutura oclusiva.