

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Diante da descrição abaixo, responda às questões 37 e 38.
Paciente J.A.D, 30 anos, feminino, sem envolvimento sistêmico pessoal e com histórico familiar de diabetes mellitus paterna. A referida paciente procurou o serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial da Universidade Estadual da Paraíba queixando-se de baixa estima, por apresentar mordida cruzada posterior, bilateral, com 4 milímetros de discrepância transversal da maxila e uma relação classe III de Angle nos caninos. Por solicitação da ortodontista, há a necessidade da combinação do tratamento ortodôntico convencional junto ao procedimento cirúrgico, dada a deformidade dentofacial e a maturidade óssea apresentada. Solicitaram-se os exames de rotina pré-operatória (hematológico, avaliação cardiológica e risco cirúrgico), para agendamento cirúrgico e correção óssea da denformidade dentofacial, em ambiente hospitalar, estando tais exames dentro dos padrões de normalidade e o procedimento cirúrgico liberado. Previamente ao procedimento cirúrgico, a paciente apresenta um disjuntor Hirax devidamente cimentado nos elementos dentários 13, 16, 23 e 26.
Diante do caso apresentado, e visando a resolutividade cirúrgica para o descruzamento da mordida cruzada bilateral da paciente, explicite o nome da técnica a ser empregada, assim como, as áreas anatômicas para a localização das osteomias na maxila.
Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida. Osteotomias na parede lateral direita da maxila.
Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida. Osteotomia maxilar na parede anterior da maxila, com separação da sutura intermaxilar.
Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida. Osteotomias na parede lateral esquerda da maxila.
Expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida. Osteotomia maxilar nas paredes laterais (esquerda e direita) e anterior da maxila com separação dos pilares dos processos pterigoides e na sutura intermaxilar.
Expansão rápida da maxila. Tratamento ortodôntico/ortopédico convencional, com inclinações dentárias.