

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Caso para responder às questões 97 e 98.
Uma paciente de 27 anos de idade procura o serviço de emergência queixando-se de inchaço na boca. Relata que o dente 37 está quebrado e que doendo há alguns dias. Porém, relata que, nas últimas 24 horas, a dor diminuiu junto ao aumento de volume progressivo no fundo de vestíbulo. À paciente foi aplicada injeção de penicilina benzatina e feita recomendação para que procurasse uma Unidade Básica de Saúde para extração do dente. A paciente nega comorbidades e uso regular de medicações e, ao exame, apresenta FC = 82 bpm, FR = 15 irpm, SatO2 = 95 % e T = 36,7 ºC.
A paciente, então, procura um cirurgião bucomaxilofacial, considerando que agora apresenta aumento de volume difuso nas regiões submentoniana, submandibular e bucal do lado esquerdo, além de abertura bucal de 17mm, FC = 95 bpm, FR = 18 irpm, SatO2 = 93 % e T =39 ºC, assinale alternativa correta.
Os sinais vitais da paciente agora são indicativos de piora significativa, com provável obstrução parcial de vias aéreas.
Para drenagem do espaço submandibular, as incisões devem ser feitas acima dos ventres anterior e posterior do músculo digástrico e a dissecção precisa passar superiormente até que a tábua lateral da mandíbula seja contatada com a pinça hemostática ou tesoura romba.
Para tentar encontrar pus drenável, ou seja, uma coleção de 10 ml ou mais, uma tomografia computadorizada sem contraste deve ser imediatamente solicitada para a paciente em questão.
Apesar da piora da paciente, caso o dente seja extraído e a drenagem sob anestesia local seja efetiva, a paciente poderá receber alta com prescrição de antibióticos orais, com retorno previsto para controle em 7 dias.