Imagem de fundo

Com o objetivo de reunir em uma única unidade hospitalar...

Com o objetivo de reunir em uma única unidade hospitalar todos os recursos e as vantagens necessários para o controle de um paciente em estado grave, nasceu, na década de 1960, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em relação à participação do cirurgião-dentista na UTI, é correto afirmar que


A

o tratamento das lesões herpéticas em pacientes imunocomprometidos em UTI deve ser realizado com antiviral tópico, pois o uso de antiviral sistêmico pode promover interações medicamentosas com outros fármacos utilizados pelo paciente.


B

o tratamento da candidose bucal em pacientes imunocomprometidos em UTI pode ser realizado com solução aquosa de clorexidina.


C

a sialorreia provocada por medicamentos utilizados pelos pacientes em ambiente de UTI, como inibidores da enzima conversora de angiotensina, pode predispor o paciente à candidose e à queilite angular.


D

a hipossialia diminui a fixação da matéria orgânica no dorso da língua.


E

os episódios de sangramentos prolongados na boca em pacientes em UTI podem ser contidos com antifibrinolíticos como a varfarina.