Dentes pilares de uma prótese parcial fixa, cujas coroas preparadas apresentam remanescentes coronários insuficientes para dar retenção e estabilidade à prótese, devem receber retenção intrarradicular. Considerando este aspecto, leia as alternativas abaixo e marque a resposta CORRETA.
Nos casos de dentes multirradiculares, deve-se utilizar o conduto mais volumoso, ou seja, vestibular dos superiores e mesial dos inferiores, e preparar cerca de 2 a 3 mm dos condutos menores, para eliminar a possibilidade de rotação do núcleo.
O preparo do conduto deve apresentar 1/3 do comprimento total do remanescente coronário e radicular, preservando pelo menos 4 mm do material obturador na região periapical.
O diâmetro mínimo de 1 mm e máximo de 1/3 do diâmetro total da raiz garantem a resistência do próprio material do pino intrarradicular.
Os núcleos metálicos fundidos são os mais utilizados, pois apresentam um módulo de elasticidade semelhante ao da dentina, evitando a formação de tensões localizadas ao longo da interface dentina-cimento-pino.
Amaioria dos casos de fratura radicular em dentes reconstruídos deve-se à presença de pinos longos que causam concentração de tensões em pequena área da raiz.