

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
De acordo com NEWMAN, Michael G. et al., (2016) – Periodontia Clínica, em relação à etiopatogenia da doença periodontal, analise as assertivas abaixo:
I - A lesão estabelecida, que marca a transição da gengivite para a periodontite, é determinada por muitos fatores cuja importância relativa ainda não é conhecida, mas que incluem o desafio bacteriano (tanto a composição quanto a quantidade de biofilme), a resposta inflamatória do hospedeiro e os fatores de suscetibilidade, abrangendo fatores de risco ambientais e genéticos.
II - As bactérias são importantes porque iniciam e perpetuam a inflamação, mas são diretamente responsáveis apenas por uma proporção relativamente pequena do dano tecidual que ocorre.
III - As proteases bacterianas perturbam as respostas do hospedeiro, comprometem a integridade tecidual e facilitam a invasão microbiana desses tecidos.
IV - As citocinas medeiam a destruição somente do osso alveolar mediante a indução dos osteoclastos a produzirem enzimas proteolíticas.
Marque a alternativa CORRETA:
Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
Apenas as assertivas I, II e IV são verdadeiras.
Apenas as assertivas II e III são verdadeiras.
Todas as assertivas são verdadeiras.