Imagem de fundo

Diagnóstico Clínico. Sobre o Herpes-Vírus Humano, assinale...

Diagnóstico Clínico. Sobre o Herpes-Vírus Humano, assinale a alternativa INCORRETA:


(NEVILLE, BW. Patologia Oral e Maxilofacial 42 Ed, 2016. Pg. 436)


A

A maioria dos casos de gengivoestomatite herpética aguda ocorre entre os seis meses e cinco anos de idade, com pico de prevalência entre os dois e três anos de idade. De início, na mucosa afetada aparecem diversas vesículas puntiformes, que rapidamente se rompem e formam várias pequenas lesões, avermelhadas.


B

As infecções recorrentes pelo herpes simples (herpes secundário, herpes recrudescente) podem ocorrer tanto no local da inoculação primária como em áreas adjacentes da superfície epitelial suprida pelo gânglio envolvido. A localização mais comum de recidiva para o HSV-1 consiste na borda do vermelhão e a pele adjacente aos lábios. Essa infecção é conhecida como herpes labial (“lesões do frio” ou “vesículas da febre”).


C

O aciclovir em suspensão iniciado nos três primeiros dias de sintomatologia pela técnica de bochechar e engolir não teve uma resolução clínica acelerada e seu uso deve ser dispensado.


D

Dos medicamentos anti-herpéticos, o aciclovir pomada em polietilenoglicol foi a primeira fórmula disponível para uso tópico. O aciclovir pomada tem produzido benefício limitado para o herpes labial em pacientes imunocompetentes, porque se supõe que sua base impeça uma absorção significativa.