

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre a anatomia e fisiologia do corpo humano aplicadas à saúde bucal, é correto afirmar que:
O esmalte dentário é composto por células vivas que se regeneram ao longo da vida.
A polpa dentária é responsável pela sensibilidade e nutrição do dente.
O periodonto não tem função na fixação dos dentes à maxila e mandíbula.
A língua não possui função sensorial associada ao paladar.
Qual dos seguintes não é uma parte da anatomia bucal, periodontal e dentária?
Língua.
Dentes.
Estômago.
Gengivas.
Os dentes são estruturas essenciais no processo de digestão. São eles os responsáveis por cortar e amassar os alimentos, facilitando a ação de enzimas. Sem eles, alimentos sólidos não seriam ingeridos com eficiência. A dentição é dividida em decídua e permanente. Assinale a alternativa correta com relação ao número total de dentes de ambas as respectivas dentições.
32 e 20
28 e 20
20 e 32
20 e 28
28 e 28
Com base nos conhecimentos de anatomia oral, onde se localiza o forame mentoniano?
O forame mentoniano está localizado na região anterior da mandíbula, geralmente entre as raízes dos incisivos inferiores.
O forame mentoniano está localizado na região posterior da mandíbula, geralmente entre as raízes dos molares inferiores.
O forame mentoniano está localizado na região anterior da mandíbula, geralmente entre as raízes dos caninos inferiores.
O forame mentoniano está localizado na região lateral da mandíbula, geralmente entre as raízes do primeiro e do segundo pré-molares inferiores.
Em relação a anatomia da mandíbula, assinale a alternativa que completa a sequência corretamente: “Na face externa do corpo da mandíbula, a partir do primeiro molar, nota-se uma elevação que se continua com a margem anterior do ramo da mandíbula, denominada _____________________. Nesta, originam-se parte do músculo bucinador e os músculos abaixador do lábio inferior e abaixador do ângulo da boca.”
Linha mediana.
Linha oblíqua.
Linha milo-hióidea.
Linha massetérica.
Em mandíbula, na região dos pré-molares, os nervos responsáveis pela inervação dos dentes, tecido mole vestibular e tecido mole lingual, são respectivamente:
nervo lingual; nervo bucal; nervo mentual.
nervo alveolar inferior; nervo mentual e nervo alveolar inferior; nervo lingual.
nervo palatino; nervo bucal; nervo lingual.
nervo nasopalatino; nervo massetérico; nervo bucal.
nervo alveolar superior; nervo lingual; nervo mentual.
“O elemento dentário que é identificado pela numeração 14 refere-se ao dente _________.” Marque abaixo a opção que melhor completa a sentença anterior:
Primeiro pré-molar superior direito
Primeiro pré-molar superior esquerdo
Segundo pré-molar superior direito
Segundo pré-molar superior esquerdo
Nenhuma das anteriores
Sobre o dente 75 é CORRETO afirmar que:
É nomeado como primeiro molar decíduo inferior esquerdo e, durante a dentição mista, é substituído pelo dente 34.
É nomeado como primeiro molar decíduo inferior direito e, durante a dentição mista, é substituído pelo dente 44.
É nomeado como segundo molar decíduo superior direito e, durante a dentição mista, é substituído pelo dente 15.
É nomeado como segundo molar decíduo inferior esquerdo e, durante a dentição mista, é substituído pelo dente 35.
A partir das dimensões dos dentes anteriores inferiores, existe um método matemático para estimativa da estatura do indivíduo. Relaciona-se o arco e a corda, em que o primeiro representa a distância, em linha reta, entre a mesial do incisivo central e a distal do canino inferior, enquanto a corda é obtida pelo somatório dos diâmetros mésiodistais do incisivo central, do incisivo lateral e do canino.
Certo
Errado
Em relação a anatomia das estruturas do sistema estomatognático, assinale a alternativa que apresenta a definição de eminência articular:
Espaço entre o ligamento capsular e as superfícies da fossa glenoide e o côndilo.
Porção elevada do osso temporal imediatamente anterior à fossa glenoide.
Lâmina que termina no hâmulo em forma de gancho.
Grande abertura no osso occipital que conecta o canal vertical e a cavidade craniana.
Papilas são pequenas saliências que contém botões gustativos. Assinale a papila que não permite distinguir sabores doces, salgados, amargos, e azedos.
Filiformes.
Foliadas.
Fungiformes.
Circunvaladas.
A função principal dos incisivos consiste em dilacerar os alimentos mais fibrosos e resistentes, que necessitam de maior força mastigatória para cortá-los.
Certo
Errado
As arcadas dentárias são divididas em superior e inferior, estando a superior no osso maxilar e a inferior no(a):
Órbita.
Zigomático.
Mandíbula.
Osso frontal.
Clavícula.
Analise os itens a seguir:
I. Papilas filiformes.
II. Líquen plano.
III. Palato duro.
IV. Freio labial superior.
V. Prega pterigomandibular.
VI. Eritroplasia.
É estrutura comum à cavidade oral o que se afirma em:
I, III, IV e V, apenas
I, II, III, IV, V e VI.
I, II e III, apenas.
II e VI, apenas.
IV, V e VI, apenas.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona características anatômicas e suas localizações nos dentes permanentes:
Primeira coluna: localização
1.Terço cervical lingual de Incisivo Central
2.Face vestibular 10 Molar Inferior
3.Face palatal de 1º Molar Superior
Segunda coluna: característica anatômicas
(__)Tubérculo de Carabelli.
(__)Cíngulo.
(__)Fosseta.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
1 − 2 − 3.
2 − 3 − 1.
3 − 1 − 2.
2 − 1 − 3.
3 − 2 − 1.
A anatomia bucal tem alterações fisiológicas, um exemplo disso é a troca dos elementos dentários decíduos pelos permanentes. Dito isso, assinale a seguir, qual os primeiros elementos decíduos a esfoliar fisiologicamente:
Pré-molares superiores.
Incisivos centrais superiores.
Molares inferiores.
Incisivos centrais inferiores.
Considerando os diferentes períodos da dentição humana, marque a opção correta:
entre a dentição mista e a dentição permanente, a única diferença importante é o tamanho dos dentes;
espera-se que uma criança de 10 anos tenha todos os dentes permanentes em boca;
a primeira dentição é chamada de mista;
os 20 dentes decíduos possuem 20 dentes sucessores;
os dentes permanentes são mais brancos que os dentes decíduos.
Anatomicamente é dividida em duas partes. Possui vascularização, nervos, fibras, células e compõe a parte interna do dente. Estamos falando de:
Cemento.
Esmalte.
Dentina.
Polpa.
Considerando a anatomia oral, qual das seguintes alternativas é verdadeira com relação à localização da artéria palatina maior?
A artéria palatina maior emerge do forame incisivo, localizado na região anterior da sutura palatina mediana, e é responsável pela irrigação sanguínea da região posterior do palato duro.
A artéria palatina maior emerge do forame palatino maior, localizado entre os segundos e terceiros molares, e é responsável pela irrigação sanguínea da região posterior do palato duro.
A artéria palatina maior emerge do forame incisivo, localizado na região anterior da sutura palatina mediana, e é responsável pela irrigação sanguínea da região anterior do palato duro.
A artéria palatina maior emerge do forame palatino maior, localizado entre os segundos e terceiros molares, e é responsável pela irrigação sanguínea da região anterior do palato duro.
Todos os dentes abaixo apresentam, na dentição permanente, três raízes, EXCETO:
Primeiro molar superior.
Primeiro molar inferior.
Segundo molar superior.
Segundo pré-molar inferior.