

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito da vascularização da arcada dentária inferior, podemos afirmar que a única a coletar o sangue bombeado na região da mandíbula, e drená-lo para o plexo venoso pterigóideo, é a:
veia alveolar inferior.
artéria mentoniana.
artéria incisiva.
artéria alveolar inferior.
artéria maxilar.
Observe a imagem a seguir.

Bosshardt DD. Are cementoblasts a subpopulation of osteoblasts or a unique phenotype? J Dent Res. 2005 May;84(5):390-406; Figura 5. doi: 10.1177/154405910508400501.
O nome desta estrutura representada neste diagrama e a região dentária a qual ela participa da formação são, respectivamente:
bainha epitelial de hertwig e raiz dentária.
lâmina dentária e raiz dentária.
bainha epitelial de hertwig e coroa dentária.
lâmina dentária e coroa dentária.
Os dentes são, morfologicamente, formados pelos tecidos dentários. A parte do dente constituída por tecido conjuntivo frouxo, que ocupa a cavidade interna do dente e é composta por células, vasos, nervos, fibras e substâncias intercelular é a(o):
Esmalte.
Dentina.
Polpa.
Alvéolo.

A ilustração acima representa o elemento dentário 11. As manchas indicadas como A e B, correspondem respectivamente às faces:
Mesial e distal.
Vestibular e cervical.
Mesial e palatina.
Distal e mesial.
Distal e lingual.
Em relação a anatomia dental, na coroa, a dentina é coberta pelo esmalte e, em cada raiz, a dentina é coberta por cemento. Assinale a alternativa que preenche a sequência corretamente:
“A ____________________ é a porção do dente que é coberta com esmalte e seu tamanho permanece constante durante a vida de um dente, não importa qual for a posição na gengiva. A __________________ é a porção do dente que é visível na boca. Ela varia em comprimento durante o ciclo vital do dente dependendo do nível da gengiva. Ela é mais curta enquanto dá-se a erupção do dente em sua posição, mas torna-se mais longa quando os tecidos circundantes se retraem.”
Dentina – Dentinogênese.
Coroa anatômica – Coroa Clínica.
Raiz – Coroa.
Dentição decídua – Dentição Permanente.
Analise o texto a seguir sobre os tipos de odontogramas disponíveis e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
No _______________________, cada face do dente é representada por uma figura geométrica, que possui quatro divisões e um centro, assemelhando-se a uma rosquinha ou boia. Outras formas geométricas, como quadrados, também podem ser utilizadas.
odontograma reflexivo
odontograma simulado
odontograma irreal
odontograma geométrico
odontograma capilar
Na anatomia dentária, a eminência linear, situada nas partes distal e mesial da face lingual de incisivos e caninos e nas bordas mesial e distal dos pré-molares e molares, (unem entre si as cúspides vestibulares e linguais), é um importante elemento de reforço do dente no sentido vestíbulo-lingual, é chamado de:
Crista Marginal.
Tubérculo de Carabelli.
Região cementária do dente.
Região cervical do dente.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação da parte do dente recoberta pelo esmalte dentário e limitada pelo colo anatômico e linha da junção esmalte cemento.
Colo do dente.
Raiz.
Coroa clínica.
Poupa dentária.
Coroa anatômica.
Os dentes são órgãos anexos do sistema digestório extremamente importantes na diminuição do alimento. Eles são formados por grande parte de material inorgânico e uma pequena porção de material orgânico. O que caracteriza a função dos dentes incisivos?
Triturar os alimentos para facilitar a deglutição.
Cortar os alimentos no momento da mastigação.
Auxiliar na estética facial e suporte labial.
Proteger os dentes vizinhos contra desgastes.
Tem função apenas de sustentação dos lábios.
Pelo sistema ISO/FDI, em relação a representação numérica da dentição decídua, o dente 62 é o dente:
Incisivo lateral inferior direito.
Incisivo lateral superior direito.
Incisivo lateral inferior decíduo.
Incisivo lateral superior esquerdo.
Incisivo lateral inferior esquerdo.
O conhecimento de anatomia interna dos dentes humanos é essencial para a realização de uma boa endodontia. Sabendo disso, assinale a opção que corresponde a um dente, que em achados mais comuns tem um canal, mas pode ser encontrado com dois canais.
Primeiro pré-molar superior.
Incisivo central ou lateral superior.
Incisivo central ou lateral inferior.
Canino superior.
Em relação ao número de raízes, o elemento dentário 21, é considerado um dente:
Unirradicular
Birradicular
Trirradicular
Polirradicular
Se o dente 11 permaneceu fora do alvéolo por até 50 minutos, porém foi limpo delicadamente com soro fisiológico e mantido hidratado, então, nesse caso, o dente deve ser reimplantado imediatamente após a anamnese e os exames físico e radiográfico, observando-se a remoção de detritos grosseiros com soro fisiológico e o posicionamento das paredes alveolares.
Certo
Errado
Sobre diferenças entre o 1º pré-molar inferior e o 2º pré-molar inferior, considere as seguintes alternativas em V para verdadeiro e F para falso.
( ) O primeiro pré-molar inferior geralmente apresenta ponte de esmalte na oclusal.
( ) O segundo pré-molar geralmente é observado o sulco central na face oclusal .
( ) O primeiro pré-molar inferior é um dente tricuspidado, enquanto o segundo pode apresentar apenas uma cúspide.
F F F
V V V
V V F
F F V
V F V
O Tubérculo de Carabelli é um acidente anatômico mais comumente encontrado no:
Primeiro molar inferior.
Segundo molar inferior.
Primeiro molar superior.
Segundo molar superior.
Sobre a anatomia dos dentes pré-molares, assinale a alternativa correta:
Os primeiros pré-molares inferiores são maiores que os segundos pré-molares inferiores, formando uma série descendente. O inverso ocorre no arco superior, onde os primeiros pré-molares são menores que os segundos pré-molares, formando uma série ascendente.
As coroas dos pré-molares apresentam forma de cubo, pois há um grande desenvolvimento do lóbulo lingual, que desenvolverá uma verdadeira face oclusal.
Geralmente, apresentam quatro cúspides: duas vestibulares e duas linguais, sendo o primeiro pré-molar inferior às vezes Unicuspidado; e o segundo pré-molar inferior, Tricuspidado.
Todos os elementos do grupo dos pré-molares são Birradiculados.
No que diz respeito aos dentes decíduos, assinale a seguir o grupo dentário ausente nesta dentição.
Pré-molares.
Incisivos laterais.
Incisivos centrais.
Molares.
Caninos.
Qual o dente que faz contatos pelo lado mesial na face distal do incisivo lateral inferior, e pelo lado distal na face mesial do primeiro pré-molar inferior?
13.
33.
36.
44.
42.
A posição de máxima intercuspidação cêntrica é uma posição rara de se encontrar. Quando esta posição ocorre, há uma coincidência de postura entre:
espaço interdental.
ameia interdental.
papila interdental.
sulco interdental.
crista interdental.
Observe a imagem abaixo:

Assinale a alternativa que apresenta o nome da estrutura de número 02:
Vertente triturante.
Crista Marginal.
Cíngulo.
Ponte de esmalte.
Tubérculo de Carabelli.