

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A notação dentária tem como finalidade realizar o registro dos elementos dentários de uma forma simples. Ela segue o plano horizontal que divide os elementos em superiores e inferiores, além do plano médio ou sagital que se refere à posição direita ou esquerda. Considerando a notação dentária, os elementos: incisivo central superior direito, canino inferior direito, incisivo lateral inferior esquerdo, primeiro molar superior direito, terceiro molar inferior esquerdo e segundo prémolar superior esquerdo; estão corretamente e respectivamente numerados na opção:
12, 34, 43, 26, 47 e 15
11, 23, 42, 36, 28 e 45
31, 33, 42, 17, 18 e 45
11, 43, 32, 16, 38 e 25
21, 13, 22, 46, 36 e 35
Analise as afirmativas a seguir sobre a anatomia dental, assinalando “V” para a(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s).
( ) As coroas dos dentes posteriores possuem face oclusal, que se caracteriza pelas seguintes estruturas particulares: cúspides, sulcos, fóssulas, cristas marginais e tubérculos.
( ) A raiz possui forma conicopiramidal, seu eixo sofre curvaturas e seu corpo apresenta-se mais ou menos achatado.
( ) Incisivos e caninos são unirradiculares, já os pré- molares inferiores e o segundo pré- molar superior são birradiculares.
( ) O ponto de contato é responsável pela equalização das forças mastigatórias, impedindo que forças excessivas desloquem e fraturem os dentes.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
V, V, F, V.
F, V, F, V.
V, V, V, V.
F, F, V, F.
Levando em consideração a anatomia dental e do periodonto, há uma estrutura formada de tecido conjuntivo mole, situada entre o cemento que recobre a raiz do dente e o osso que forma a parede alveolar, com função de suportar o dente em seu alvéolo e, adicionalmente, de articular o dente ao osso. Essa estrutura denomina-se:
dentina
polpa dental
crista alveolar
ligamento periodontal
Observe a imagem:

A imagem, acima, apresenta, qual aspecto da coroa dos incisivos?
Distal.
Incisal.
Coronal.
Mesial.
Vestibular.
Em relação as diferenças entre os dentes decíduos e os dentes permanentes, é correto afirmar:
O esmalte dos dentes decíduos tem espessura igual ou quase igual em todas as faces da coroa, terminando abruptamente no nível do colo. Nessa porção cervical, os prismas de esmalte inclinam-se para cervical em vez de se orientarem para oclusal, como ocorre nos permanentes.
O esmalte dos dentes decíduos é mais permeável e mais facilmente desgastado que o esmalte dos dentes permanentes. O grau de permeabilidade é diminuído após o início da reabsorção radicular.
As superfícies vestibulares e linguais dos molares decíduos, especialmente dos primeiros molares, divergem até as superfícies oclusais, de modo que o diâmetro vestibulolingual da superfície oclusal se apresenta maior que o diâmetro cervical.
As raízes dos dentes anteriores decíduos são menores em proporção à coroa e, no sentido mesiodistal, mais largas que a dos dentes permanentes.
As câmaras pulpares dos dentes decíduos são proporcionalmente menores em relação às coroas do que nos dentes permanentes e acompanham a morfologia externa da coroa.
A respeito da dentição humana, assinale a alternativa correta.
O dente é um órgão que apresenta osso alveolar na sua composição.
A dentição decídua se caracteriza por 20 dentes e ausência do grupo de pré-molares.
Os molares superiores apresentam 2 raízes, uma mesial e uma distal.
O incisivo central inferior é o primeiro dente da dentição permanente que irrompe na boca.
A dentina é o tecido mineralizado que recobre toda a raiz dentária.
O estudo da anatomia dentária nos traz evidências de um padrão de formas e números tanto na dentição decídua quanto na dentição permanente. Sobre a morfologia e o tamanho da câmara pulpar do dente decíduo, é correto afirmar que:
a junção amelocementária dos dentes decíduos apresenta três relações morfológicas possíveis, nas quais o cemento está sobre o esmalte, cemento e esmalte estão borda a borda, ou há um espaço entre o cemento e o esmalte sem exposição de dentina.
a câmara pulpar diminui em tamanho conforme a idade aumenta, sob a influência da erosão que ocorre comumente nas superfícies oclusais e incisivas dos dentes.
existem variações individuais consideráveis no tamanho da câmara pulpar e no canal radicular dos dentes decíduos.
até a completa esfoliação do dente decíduo, as câmaras pulpares são amplas e, em geral, seguem o contorno da coroa.
O conhecimento da anatomia dentária interna é fundamental para a perfeita execução de processo de sanificação e modelagem do canal radicular. De acordo com Estrela (2004), na figura a seguir, os canais lateral e co-lateral são, respectivamente:

2 e 3.
3 e 2.
3 e 7.
6 e 7.
A face oclusal anatômica pode ter quatro cúspides: mesiovestibular, mesiolingual, distovestibular e distolingual; entre elas, as duas cúspides mesiais são as maiores, enquanto as duas cúspides distais são bem menores. Esse dente também pode ter apenas três cúspides, uma vez que a cúspide distolingual pode estar ausente. A face oclusal anatômica também tem uma crista transversal extremamente proeminente. Além disso, uma crista oblíqua se estende entre a cúspide mesiolingual e a cúspide distovestibular. No entanto, ela não é tão proeminente quanto a de seu correspondente permanente. No sistema de notação ISO/FDI, esse dente é o:
54
55
74
75
85
Um profundo conhecimento da morfologia dentária é útil em diversas situações clínicas. De acordo com esses conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA.
Quando recém-erupcionados, os incisivos centrais e laterais apresentam seis mamelos ou extensões arredondadas do esmalte na crista ou borda incisal.
Os incisivos laterais superiores são menores que os incisivos centrais na dimensão mésio-distal e maiores na dimensão cervico-incisal.
Quando um incisivo se encontra recém-erupcionado, a porção incisal apresenta-se arredondada e é denominada crista incisal.
Os incisivos inferiores permanentes são os menores dentes da dentição permanente e os menos simétricos.
Os dentes anteriores desempenham um papel fundamental na aparência de uma pessoa. O tamanho, a forma, a cor e a posição de tais dentes estão diretamente relacionados com a estética do sorriso. Em uma dentição permanente de um adulto sem perdas dentárias e sem dentes extranumerários ou agenesias, os dentes permanentes anteriores incluem somente:
8 dentes.
10 dentes.
12 dentes.
14 dentes.
16 dentes.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os dentes caninos realizam a dilaceração dos alimentos – ou seja, o ato de rasgar e furar as substâncias alimentares – tornando as partículas mais duras e compactas e, assim, facilitam o processo de digestão realizado pelo suco gástrico no intestino.
II. Nos seres humanos, os dentes têm a função de triturar e de converter os alimentos em partículas diminutas que não podem ser ingeridas ou digeridas, pois a saliva inibe a ação ácida do suco gástrico.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Nos seres humanos, as más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades.
II. Nas arcadas dentárias, o ponto de contato é o local em que as faces proximais não se tocam na posição normal. Esse ponto é frequentemente um local de origem de cáries e de outras colônias de bactérias, pois nele não incide a saliva, que possui uma função prioritariamente bactericida.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Qual o elemento dentário abaixo NÃO está presente na dentição decidua?
Caninos.
Segundo molar inferior.
Incisivo central.
Primeiro pré-molar superior.
Qual elemento dentário é representado pelo número 38?
Terceiro molar inferior esquerdo.
Primeiro molar superior direito.
Terceiro molar superior direito.
Primeiro pré-molar inferior esquerdo.
Sobre a dentição humana, marque a reposta CORRETA:
As dentições são duas: decídua e permanente. Quando completas, a primeira é composta por 20 dentes e a última por 30.
A dentição decídua é formada pelos incisivos, caninos, pré-molares e molares.
Os primeiros molares permanentes irrompem na cavidade bucal por volta dos 12 anos de idade.
Os molares na dentição decídua totalizam 8 dentes, sendo quatro molares superiores e quatro inferiores.
As funções dos dentes incisivos são de apreensão, dilaceração e quebra dos alimentos.
Sobre a anatomia dentária, marque a alternativa que aponta as estruturas de reforço dos elementos dentários:
Alvéolo e cúspides.
Vertente de cúspide e polpa.
Ligamento periodontal e sulco principal.
Sulco secundário e ligamento.
Ponte de esmalte e crista marginal.
Em relação as características dos dentes permanentes, a saliência em forma de pirâmide quadrangular típica de pré-molares e molares é denominada:
Crista marginal.
Cúspide.
Ponte de esmalte.
Tubérculo.
Com relação aos tecidos dentais, assinale a alternativa correta.
Histologicamente, os dentes são constituídos por três tipos de tecidos: esmalte, dentina e cemento radicular.
O esmalte dental é produzido por células chamadas odontoblastos.
O cemento radicular é um tecido mais mineralizado que o esmalte e a dentina, apresentando em torno de 70% de matéria inorgânica na sua composição.
A deposição de dentina cessa quando se completa a formação do forame apical.
A dentina é o tecido dental que ocupa proporcionalmente a maior parte do dente.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A dentição de um adulto, quando completa, é formada por 32 dentes, em geral.
II. A cárie está relacionada com hábitos de higiene (como a falta de escovação dos dentes) e também com os produtos ingeridos (como o consumo excessivo de doces).
III. As manchas marrons ou brancas na superfície do dente não são sintomas da cárie.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.