Questões de Concurso sobre Cimentos Odontológicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
300 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para a manipulação do cimento MTA convencional, utiliza-se os seguintes instrumentos, exceto:


A

Placa de vidro.


B

Espátula nº 50.


C

Espátula eugenol tipo I.


D

Espátula de inserção nº 01.


E

Sonda exploradora nº 05.

Uma das características do cimento de hidróxido de cálcio é que esse material


A

apresenta alta resistência mecânica, podendo ser utilizado como material de restauração provisória de longa duração.


B

apresenta liberação de fluoretos, dessa forma ajudando a reduzir a velocidade de progressão de lesões cariosas superficiais.


C

quando em mistura de duas pastas (pasta base com pasta catalisadora), seu tempo de trabalho e de presa são longos.


D

apresenta baixa solubilidade em fluidos bucais e grande adesão às estruturas dentais.


E

pode ser usado para forramento de cavidades e proteção pulpar, em procedimentos restauradores, sem inibir a polimerização de resinas compostas.

Um dos aspectos negativos do cimento de hidróxido de cálcio como material de forramento de preparos cavitários é sua baixa resistência mecânica, o que torna o material vulnerável ao desgaste e à fratura.


C

Certo


E

Errado

O cimento de ionômero de vidro (CIV) modificado por resina possui algumas vantagens em relação aos CIVs convencionais, como, por exemplo, melhor adesão, resistência, tempo de trabalho e melhor resultado estético.


C

Certo


E

Errado

Um material odontológico foi desenvolvido em 1971 por Wilson e Kent, sendo posteriormente introduzido no mercado, representando na época uma evolução dos cimentos de silicato e policarboxilato. A biocompatibilidade, a adesividade com a estrutura dental e a capacidade de liberar flúor, fizeram esse material despertar o interesse pela sua utilização, podendo ser empregado como material restaurador, forrador de cavidades, cimentador ou até mesmo como selante de fissuras oclusais. Entre os materiais odontológicos abaixo, escolha aquele que mais se relaciona com a descrição acima.


A

Resina composta fotopolimerizável


B

Cimento fosfato de zinco


C

Óxido de zinco e eugenol


D

Cimento ionômero de vidro

Um Auxiliar de Saúde Bucal, recebe a orientação para manipular um cimento utilizado em uma cimentação provisória. Durante a manipulação, ela percebe que a superfície de vidro e a espátula escolhida são determinantes para garantir o escoamento e as propriedades do material. Assinale a alternativa correta que corresponde ao cimento e a técnica ideal para essa situação.


A

Cimento resinoso, manipulado em superfície de vidro fria com espátula de aço para melhorar a adesão e facilitar seu escoamento para cimentações provisórias.


B

Cimento de ionômero de vidro, manipulado em placa de vidro seca com espátula de aço para aumentar a plasticidade e facilitar o escoamento.


C

Cimento de óxido de zinco e eugenol, espatulado em superfície de vidro com espátula plástica para preservação da proporção pó/líquido e consistência adequada para cimentações provisórias.


D

Cimento de fosfato de zinco, espatulado em superfície de vidro quente para prolongar o tempo de presa e facilitar seu escoamento para cimentações temporárias.

Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são amplamente utilizados na prática odontológica devido às suas propriedades físico-químicas e biológicas.


Considerando suas características e aplicações clínicas, assinale a alternativa CORRETA:


A

O CIV convencional é fotopolimerizável e requer ativação por luz halógena para alcançar sua resistência final.


B

A principal vantagem do CIV é sua alta resistência mecânica, tornando-o ideal para restaurações em dentes posteriores permanentes sob carga oclusal intensa.


C

A liberação de flúor pelo CIV contribui para a prevenção da cárie secundária, sendo uma das razões para sua indicação em restaurações atraumáticas e em dentes decíduos.


D

A proporção pó-líquido na manipulação do CIV não influencia suas propriedades finais, desde que a mistura seja homogênea.


E

Devido à sua baixa adesão ao tecido dental, o uso do CIV está contraindicado em áreas cervicais de dentes permanentes.

Assinale a alternativa que contém informação correta em relação ao cimento de Grossman.


A

Durante a sua espatulação, colocando-se a espátula sobre o cimento preparado, ao se levantar, o cimento deverá formar um fio de cerca de 5,0 mm antes de romper.


B

Durante a sua espatulação, levantando-se o cimento com o auxílio da espátula, esse cimento não deverá cair antes de 16 segundos.


C

Apresenta baixa adesividade às paredes dentinárias, já que não contém resina hidrogenada na sua formulação.


D

Apresenta a seguinte formulação: pó: óxido de zinco; prata precipitada; subcarbonato de bismuto; sulfato de bário. Líquido: óleo de cravo; bálsamo-do-canadá.


E

Apresenta-se sob a forma pasta/pasta, base e catalisador. Deve ser preparado espatulando-se porções iguais até se obter uma mistura bem homogênea e com uma consistência que, do ponto de vista clínico, seja considerada ideal.

Assinale a alternativa incorreta com relação ao cimento ionômero de vidro (CIV):


A

Os componentes básicos do CIV são polímeros ácidos, base de vidro e água que, geralmente vêm na forma de uma solução aquosa de ácido polimérico e pó de vidro, são misturados através de métodos adequados para formar uma pasta viscosa de presa rápida, pronta para ser inserida em uma cavidade com propriedades adequadas.


B

Quanto às propriedades do CIV, podemos destacar a sua capacidade de liberação de flúor, sua alta adesividade à estrutura dental, promovida pela troca de íons com os tecidos dentais, e seu coeficiente de expansão térmica semelhante ao dente.


C

A alta taxa de liberação de flúor está ligada à erosão do cimento de ionômero passadas 48 horas da sua aglutinação.


D

O CIV armazena e libera lentamente e de forma contínua, flúor, cálcio e fosfato, pois interage principalmente com água fluoretada e produtos odontológicos que contém flúor na composição.


E

O CIV auxilia no reequilíbrio do pH do meio bucal, graças à liberação de íons em condições em que a saliva se torna mais acidificada.

Com relação aos cimentos para obturação de canais à base de agregado de trióxido mineral (MTA), assinale a alternativa que contém informação correta.


A

O endurecimento deve-se à reação entre a resina e a hexametilenotetramina, o agente ativador. Nota-se que o MTA não participa da reação de presa do material.


B

Após o endurecimento, o material se expande; esta expansão é responsável pelo selamento marginal das cavidades.


C

Apresenta-se no sistema pasta-pasta e seu princípio de presa é por meio da formação do quelato salicilato de cálcio.


D

A hidratação do pó com água destilada, solução anestésica ou fisiológica, resulta em um gel coloidal, que se solidifica em, aproximadamente, 115 minutos, o que favorece o seu emprego na obturação de canais de dentes multirradiculares.


E

Esse cimento é autocondicionante, com cura dual e toma presa melhor em ambientes úmidos.

"O ácido __________ deverá ser utilizado para condicionamento de substratos dentais antes da inserção dos cimentos de ionômero de vidro em uma cavidade dentária."


Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:


A

Maleico.


B

Fosfórico.


C

Acético.


D

Fluorídrico.


E

Poliacrílico.

O manuseio de cimentos endodônticos à base de resina epóxi exige cuidado para garantir a segurança do profissional e a eficácia do procedimento. Acerca desse tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


( )A manipulação de cimentos à base de resina epóxi pode ser realizada sem barreiras de proteção, pois o risco de sensibilização é insignificante.

( )A mistura de cimentos endodônticos pode ser feita sem seguir rigorosamente as proporções recomendadas, pois isso não afeta suas propriedades físico-químicas.

( )A contaminação de cones absorventes durante o procedimento não interfere na qualidade do selamento final, desde que o cimento utilizado seja de alta adesão.

( )O uso de barreiras de proteção e a manutenção de condições assépticas são essenciais para garantir a segurança do profissional e a eficácia do selamento endodôntico.


A sequência está correta em:


A

V − V − V − V.


B

F − F − V − V.


C

F − F − F − V.


D

V − F − F − F.

A manipulação do cimento de fosfato de zinco requer cuidados especiais para que resulte em um produto com propriedades adequadas e não agrida a estrutura dental pelo calor gerado a partir de sua reação química. Sendo assim, o seguinte cuidado deve ser tomado:


A

utilizar uma placa de vidro grossa, de preferência resfriada entre 5 e 10 ºC.


B

utilizar placa de vidro úmida.


C

acrescentar o pó ao líquido de uma única vez, para permitir que a neutralização do líquido durante a reação ácido-base ocorra imediatamente, dissipando o calor da reação.


D

utilizar toda a extensão da placa na espatulação, a fim de dissipar o calor ao máximo.


E

utilizar uma placa de vidro fina e fosca, de preferência resfriada entre 0 e 5 ºC.

Os cimentos de ionômero de vidro (CIVs) são materiais odontológicos bastante úteis no dia a dia dos dentistas que trabalham no setor público. Acerca desse cimento, assinalar a alternativa CORRETA.


A

CIVs não são usados em restaurações estéticas de dentes anteriores.


B

CIVs classificados como tipo I são usados como material de base e forramento.


C

O ácido tartárico é um composto do CIV que aumenta o tempo de trabalho e diminui sua viscosidade.


D

Partículas maiores desse cimento (em torno de 50µm) são preferencialmente usadas para cimentação.

Ao realizar exame clínico e radiográfico completo em uma criança de 6 anos de idade, determinada cirurgiã-dentista diagnosticou a presença de várias lesões de cárie com cavitação. A primeira etapa do plano de tratamento foi realizar uma adequação do meio bucal utilizando como material restaurador provisório o cimento de ionômero de vidro. Sobre esse material, assinale a alternativa correta


A

A utilização do ácido cítrico, na composição do líquido, tem como função melhorar a adesão do cimento de ionômero de vidro à estrutura dentária.


B

Adere fisicamente à estrutura dentária, por meio da quelação dos grupos carboxílicos dos ácidos poliacrílicos ao cálcio presente na apatita do esmalte e da dentina.


C

O ácido poliacrílico, além de ser um ácido de baixo peso molecular (não penetra nos túbulos dentinários), é considerado um ácido fraco, contribuindo, assim, para a biocompatibilidade desse material.


D

Libera íons fluoreto, por difusão, em menor quantidade para as áreas adjacentes à restauração, e em maiores quantidades para o meio bucal pela lixiviação e dissolução do próprio material restaurador.


E

Os coeficientes de expansão térmica do dente e do cimento de ionômero de vidro são similares; com isso, as alterações na interface são pequenas, protegendo a união de falhas, mantendo a integridade da margem da restauração.

Os cimentos odontológicos desempenham um papel importante na prevenção de danos à vitalidade pulpar do órgão odontológico. Julgue os itens a seguir se V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que contém a sequência correta:


( ) O cimento de ionômero de vidro (CIV) apresenta propriedade importante de liberação de íons flúor, capazes de diminuir a incidência de cáries secundárias.

( ) A manipulação do Óxido de Zinco e Eugenol deve ser iniciada com movimentos lentos em toda a área da placa de vidro. Caso haja falta de incorporação de parte do pó, isso resultará em uma massa com boas propriedades mecânicas.

( ) Com o desenvolvimento da odontologia adesiva, o CIV Convencional foi acrescido de monômeros resinosos originando então o CIV Resino Modificado.

( ) Na manipulação do Óxido de Zinco e Eugenol, pode-se acrescentar mais líquido à mistura com o intuito de facilitar a manipulação do cimento, melhorar as propriedades mecânicas e aumentar a longevidade do material.


A

V-V-V-V.


B

F-F-V-V.


C

V-F-V-F.


D

F-V-F-V.


E

F-F-F-F.

Considerando as propriedades do Cimentos de Óxido de Zinco e Eugenol (OZE), marque a alternativa correta:


A

Os cimentos OZE constituem-se em um bom condutor de calor, protegendo a polpa contra as variações de temperatura intra-bucal.


B

Os cimentos OZE possuem resistência mecânica de acordo com sua composição. O OZE do tipo II apresenta a menor resistência mecânica entre os cimentos OZE tipo l.


C

Os cimentos OZE são biocompatíveis, além de estimularem efeitos biológicos ao tecido pulpar, possuem pH próximo do neutro, ação antibacteriana e efeito anódino e anti-inflamatório sobre o tecido pulpar hiperêmico.


D

Os cimentos OZE não são considerados bons isolantes de corrente elétrica e, portanto, não impedem a chegada da corrente à polpa, havendo a estimulação nervosa como consequência.


E

Na manipulação do cimento de OZE formar a consistência de massa é fundamental para quando for indicado para cimentação de restaurações indiretas (próteses).

O cimento de ionômero de vidro em que o pó contém partículas de alumínio-silicato de cálcio, acrescido de ácido liofilizado, seco a vácuo, e o líquido consiste em somente água destilada denomina-se


A

CERMETS.


B

anidro.


C

convencional.


D

modificado por resina.


E

reforçado por fluoropolímero sintético.

Assinale a alternativa que condiz com as seguintes características; “esse material não é mais utilizado como base, no entanto, ainda é empregado como agente cimentante. Apresenta-se na forma de pó (óxido de zinco e óxido de magnésio) e líquido (solução tamponada de ácido fosfórico). Apresenta alta resistência à compressão, apresentando como desvantagem a solubilidade e desintegração”.


A

Cimento de ionômero de vidro.


B

Cimento de óxido de zinco e eugenol


C

Cimento de hidróxido de cálcio.


D

Cimento de fosfato de zinco.


E

Cimento de óxido de zinco e ácido fosfórico.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado