Questões de Concurso sobre Endodontia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.464 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O tratamento endodôntico moderno busca a desinfecção tridimensional do sistema de canais radiculares por meio de preparo químico-mecânico eficiente e selamento hermético. Considerando a utilização de tecnologias na Atenção Primária, assinale a alternativa CORRETA.


A

O uso de hipoclorito de sódio em concentrações superiores a 10% é indicado para a irrigação final de dentes com rizogênese incompleta, visando a cauterização química da papila dental e estímulo da apicificação imediata.


B

A utilização de localizadores apicais eletrônicos aumenta a precisão da determinação do comprimento de trabalho, minimizando a ocorrência de sobreinstrumentação e reduzindo a necessidade de múltiplas tomadas radiográficas.


C

A determinação do sucesso clínico do tratamento endodôntico baseia-se na ausência de sintomatologia dolorosa relatada pelo paciente no dia da obturação, dispensando o controle radiográfico pós-operatório em protocolos de acompanhamento clínico odontológico rotineiro.


D

A obturação do sistema de canais radiculares deve ser realizada com a técnica de cone único de guta-percha, vedando-se o uso de cimentos endodônticos biocerâmicos em dentes com lesão periapical crônica em protocolos clínicos de tratamento endodôntico contemporâneo.


E

A instrumentação mecanizada com limas de níquel-titânio deve ser realizada com pressão apical excessiva em canais calcificados para garantir que a ponta ativa do instrumento rompa a barreira mineralizada sem risco de fratura.

Indique qual das técnicas abaixo NÃO seria indicada para o tratamento de dentes com envolvimento de furca:


A

Rizectomia.


B

Retalho de Widman.


C

Odontoplastia.


D

Tunelização radicular.


E

Odontossecção.

Durante o tratamento endodôntico de um segundo molar inferior com canais em forma de C, o cirurgião-dentista encontra dificuldade na limpeza e modelagem do sistema de canais radiculares. Com base nas peculiaridades anatômicas dos canais em C e nas estratégias para um tratamento eficaz, assinale a alternativa CORRETA:


A

A anatomia dos canais em C apresenta um único canal ovalado, contínuo e simétrico em toda a extensão da raiz, o que facilita a instrumentação e obturação com técnicas convencionais.


B

A utilização de limas manuais tipo K em movimentos de balance force é suficiente para desorganizar a biofilme e preparar adequadamente canais em C, dispensando o uso de técnicas de ativação da irrigação.


C

A anatomia complexa dos canais em C exige atenção especial na irrigação, sendo recomendada a ativação ultrassônica do hipoclorito de sódio associada ao uso de EDTA para remoção eficaz da smear layer e penetração em istmos e anastomoses.


D

A obturação termoplástica é contraindicada para canais em C, pois tende a extravasar material para a furca radicular com mais frequência do que em canais convencionais, sendo preferível o uso exclusivo de cones únicos.

Nos casos de retratamento endodôntico em dentes que receberam um núcleo metálico fundido, a remoção do retentor e da obturação do canal pode tornar-se complexa. Marque a alternativa CORRETA sobre a abordagem de um dente com núcleo intrarradicular que necessita de nova terapia endodôntica.


A

Agir diretamente no interior do canal sem tocar no núcleo metálico, pois qualquer contato com o retentor metálico coloca em risco a coroa clínica remanescente.


B

Cortar o núcleo intrarradicular em partes com alta rotação, prescindindo de resfriamento durante o desgaste, pois a dissipação de calor não interfere na integridade do ligamento periodontal.


C

Realizar planejamento radiográfico detalhado, desgastar o núcleo de forma controlada, usar ultrassom ou brocas adequadas para expor e liberar o trajeto do canal, de modo a permitir a remoção do material obturador infectado.


D

Indicar exodontia imediata quando o canal está obstruído por pino metálico, já que o alargamento endodôntico se inviabiliza.

Nos casos de associação de lesões endoperiodontais, é importante o diagnóstico das lesões periodontais primárias, que no exame podem se comportar clinicamente como lesões endodônticas, exceto pelo fato de a polpa responder positivamente aos testes de vitalidade; ainda assim, também podem apresentar menor resposta ao teste de vitalidade.


C

Certo


E

Errado

Em relação à inervação sensorial da polpa dentária, é correto afirmar:


A

as fibras A-β mediam a dor aguda e transitória característica da sensibilidade dentinária.


B

as fibras do tipo A-γ são mielínicas, com velocidade de condução lenta e alto limiar de excitabilidade.


C

as fibras do tipo A-α são amielínicas, com rápida velocidade de condução.


D

as fibras do tipo C são amielínicas, com velocidade de condução lenta e alto limiar de excitabilidade.


E

a inervação sensorial da polpa é representada por três tipos de fibras nervosas trigeminais: A-α, A-γ e C.

Considerando-se a variedade de configurações reportadas em relação à configuração do sistema de canais radiculares, diferentes sistemas de classificação foram propostos.


Em relação ao sistema de classificação de Vertucci e colaboradores, assinale a alternativa correta.


A

Tipo I: um canal deixa a câmara pulpar e se divide em dois no corpo da raiz; então, os dois se fundem para formar um canal.


B

Tipo V: dois canais distintos estendem-se da câmara pulpar ao ápice.


C

Tipo II: dois canais distintos deixam a câmara pulpar, mas convergem perto do ápice para formar um canal radicular.


D

Tipo IV: um canal deixa a câmara pulpar e se divide, próximo ao ápice, em dois canais distintos.


E

Tipo VII: dois canais distintos deixam a câmara pulpar, fundem-se no corpo da raiz e dividem-se novamente em dois canais próximo ao ápice.

A técnica Glide Path foi introduzida na endodontia, contribuindo para a realização de um preparo biomecânico mais suave, harmônico e seguro, reduzindo, consequentemente, os acidentes operatórios.


Em relação a essa técnica, assinale a alternativa correta.


A

A técnica Glide Path é um preparo prévio dos canais radiculares, particularmente os atresiados, para, depois, receberem o preparo biomecânico exclusivamente por instrumentação manual, com o emprego das limas.


B

A técnica Glide Path pode ser realizada com uma lima única rotatória 16/.02 (ProGlider), com velocidade de 300 rpm e torque de 2 N/cm.


C

A técnica Glide Path é realizada antes da exploração de canais radiculares atresiados de dentes unirradiculares.


D

A técnica Glide Path promove a ampliação, a retificação das curvaturas, o alisamento das paredes e a remoção de resíduos dos canais radiculares, limpando e atribuindo uma forma cônica aos canais.


E

A técnica Glide Path é realizada utilizando o último instrumento do preparo biomecânico, introduzido em todo o comprimento do canal radicular, para instrumentação final do segmento apical.

Segundo Lopes e Siqueira (2020), sobre fratura de instrumentos por flexão rotativa, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) na afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) Permanecer o menor tempo possível com o instrumento girando no interior de um canal curvo pode reduzir sua incidência.

( ) Manter o instrumento no interior de um canal curvo em constante avanço e retrocesso em sentido apical (pecking motion) aumenta sua incidência.

( ) Não flambar (aplicar força axial) o instrumento no interior de um canal radicular pode reduzir sua incidência.

( ) Quanto maior o raio de curvatura do canal, quanto maior o comprimento do arco e quanto mais para a cervical estiver posicionado o arco, menores deverão ser a conicidade e o diâmetro do instrumento empregado.

( ) Durante movimento de retrocesso, não se deve pressionar lateralmente (pincelamento) o instrumento contra as paredes dos canais radiculares


A

(F) (F) (V) (F) (V)


B

(V) (V) (F) (V) (V)


C

(V) (F) (V) (F) (V)


D

(V) (F) (V) (V) (V)


E

(F) (F) (V) (F) (F)

Com base na nomenclatura da American Association of Endodontics (AAE), publicada em 2012, divulgada internacionalmente no Glossário de Termos Endodônticos, assinale a alternativa que contém apenas condições clínico/ bacteriológicas, em que se indica a necropulpectomia I.


A

Perlodontite aplcal assintomática com radioluscência periapical e abscesso apical agudo.


B

Retratamentos de dentes sem radioluscência periapical, assintomáticos (infecção secundária) e retratamentos de dentes com radioluscência periapical, sintomáticos (infecção secundária).


C

Pulpite irreversível sintomática (com aspecto macroscópico vital de polpa comprometida) e periodontite apical assintomática sem radioluscência periapical.


D

Abscesso apical agudo provocado (flare up) e abscesso apical agudo espontâneo (fênix).


E

Periodontite apical sintomática sem radioluscência periapical e periodontite apical sintomática com radioluscência periapical.

Segundo Berman e Hargreaves (2021), quais estruturas podem ter a interação paralisada correlacionados a trauma, interrompendo o desenvolvimento dentário, gerando resultados menos desejáveis nos procedimentos endodônticos regenerativos?


A

Papila apical e bainha epitelial de Hertwig.


B

Cementoblastos e bainha epitelial de Hertwig.


C

Papila apical e restos epiteliais de Malassez.


D

Fibroblastos e cementoblastos.


E

Fibroblastos e bainha epitelial de Hertwig.

Segundo Lopes e Siqueira (2020), alguns autores recomendam a inundação do canal com NaOCI após o término do preparo e da remoção da smear layer, e a ativação dessa substância por meio de aparelhos sônicos ou ultrassônicos. Assinale a opção que define corretamente a faixa de frequência dos aparelhos sônicos.


A

Entre 5 Hz e 10 kHz.


B

Entre 10 Hz e 15 kHz.


C

Entre 20 Hz e 20 kHz.


D

Entre 25 Hz e 25 kHz.


E

Entre 30 Hz e 30 kHz.

A amputação da polpa coronária afetada ou infectada, preservando a vitalidade e a função de toda a polpa radicular remanescente ou parte dela, é a descrição da pulpotomia. Em dentes decíduos, pode-se usar a técnica da pulpotomia com formocresol. Sendo assim, analise as afirmativas apresentadas a seguir:


I.A ausência de danos aos dentes sucessores permanentes é uma evidência do sucesso da pulpotomia.

II.Após a amputação da polpa coronária, deve-se irrigar os canais radiculares com formocresol diluído a 1:5.

III.Após a amputação da polpa coronária, deve-se usar bolinhas de algodão umedecidas com formocresol sobre os cotos da polpa radicular por, no mínimo, 5 minutos.


É correto o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

I, II e III.


C

II e III, apenas.


D

I, apenas.


E

II, apenas.

Dentes posteriores tratados endodonticamente, com ampla destruição coronária, porém suficiente volume de estrutura dentária sadia, vestibular e lingual, com ou sem calçamento prévio com material adesivo para substituir a dentina ausente sob o esmalte devem ser submetidos à restauração


A

indireta com pina intrarradicular.


B

indireta total metálica.


C

direta com pino intrarradicular.


D

com proteção parcial ou total de cúspides.


E

direta sem pino intrarradicular.

Nos casos de pacientes cardiopatas que apresentam alto risco para endocardite infecciosa, é recomendada profilaxia antibiótica se forem realizados, por exemplo, procedimentos que envolvam instrumentação endodôntica, anestesia intraligamentar ou reimplante dentário.


Assinale a alternativa que apresenta um caso de paciente com alto risco de contrair endocardite infecciosa.


A

Doença de Kawasaki prévia sem disfunção.


B

Cardiomiopatia hipertrófica.


C

Revascularização coronária prévia.


D

Portador de prótese cardíaca valvar incluindo prótese biológica.


E

Marcapassos cardíacos (intravascular ou epicardial) ou desfibriladores implantáveis.

O hipoclorito de sódio (NaOCl) é bastante usado na irrigação endodôntica devido às suas propriedades antimicrobianas e capacidade de dissolver tecidos necrosados. Porém pode apresentar alguns riscos através da extrusão do mesmo nos tecidos periapicais, o que o que pode causar irritação ou lesão nos tecidos periapicais, levando a dor, inflamação ou até necrose dos tecidos adjacentes.


Após um extravasamento de hipoclorito de sódio, qual é a conduta inicial mais indicada para minimizar os danos aos tecidos?


A

Aplicar calor na área afetada para acelerar a recuperação e administrar corticoides.


B

Irrigar abundantemente com solução salina ou água para diluir e remover o hipoclorito.


C

Administrar antibióticos orais imediatamente para prevenir infecção, sem necessidade de outras intervenções locais.


D

Realizar cirurgia periapical de urgência para remoção do tecido afetado e drenagem do hipoclorito.


E

Realizar imediatamente um reforço da instrumentação para remover completamente o NaOCl do canal.

Sobre Osteíte Condensante, analise as afirmativas a seguir, utilizando V para a(s) VERDADEIRA(S) e F para a(s) FALSA(S).


( ) também chamada osteomielite esclerosante focal, osteomielite crônica esclerosante focal ou osteíte esclerosante;

( ) a lesão da osteíte condensante apresenta uma margem radiolúcida que indica presença de infecção ativa na área periapical;

( ) a osteíte condensante se traduz como uma resposta dos tecidos ósseos perirradiculares a uma agressão de baixo estímulo inflamatório ou microbiano, ambos com origem na polpa dental, caracterizada por crescimento ósseo periódico;

( ) o aspecto radiográfico da osteíte condensante tem sido descrito como uma massa densa e uniforme;

( ) O tratamento da osteíte condensante é geralmente cirúrgico.


Assinale a alternativa correta.


A

V – F – F – V – F


B

F – V – F – V – F


C

V – V – V – F – V


D

F – F – V – F – V


E

V – F – V – V – F

A necrose pulpar é um quadro endodôntico relativamente comum. Assinale a alternativa que indica corretamente um sinal desse quadro.


A

Sensibilidade dentinária com estímulos frios.


B

Dor espontânea intensa.


C

Ausência de resposta aos testes de vitalidade.


D

Resposta exacerbada aos testes térmicos.


E

Sangramento pulpar espontâneo.

Um paciente de 55 anos comparece ao consultório para reabilitação protética de um elemento que apresenta extensa destruição coronária após tratamento endodôntico. Para garantir a retenção adequada do núcleo intrarradicular, indique qual deve ser o comprimento ideal do pino a ser utilizado.


A

Igual ou superior a 2/3 do comprimento radicular.


B

Igual ou inferior a 1/3 do comprimento radicular.


C

Com extensão máxima de 5 mm para não danificar a raiz.


D

Igual ao comprimento da raiz, até o ápice.


E

Apenas na região cervical, sem avançar para a porção radicular.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado