Questões de Concurso sobre Instrumentos Odontológicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
896 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

É usual classificar os materiais e instrumentos de uso clínico em 3 categorias: materiais críticos; materiais semicríticos; e, materiais não críticos . Marque a alternativa que contém somente exemplos de materiais e equipamentos semicríticos:


A

bancada, armários, torneiras


B

brocas, espátulas, discos, moldeiras


C

peças-de-mão de alta rotação, refletor e bandeja


D

agulhas, cinzéis, lâminas de bisturi


E

mocho, equipo e aparelhos de raios X

Segundo Dias (2015), os instrumentais em Odontologia possibilitam ao cirurgião dentista a realização dos procedimentos de atendimento ao paciente. Desta forma, sua equipe auxiliar tem como dever conhecer os instrumentais e suas funções, a fim de organizá-los e prover o seu uso.


Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA, em relação ao uso dos instrumentos na prática odontológica:


A

Os fórceps 150, 151 e 18L são utilizados, respectivamente, nas extrações dentárias de pré-molares superiores, pré-molares inferiores e molares superiores do lado esquerdo.


B

As pinças: porta agulha, dente de rato, porta grampo e hemostática são instrumentais presentes nas bandejas cirúrgicas.


C

São instrumentais utilizados nas bandejas de dentística operatória: condensadores, esculpidores e sindesmótomo.


D

A sonda milimetrada, as curetas e o porta matriz são exemplos de instrumentos periodontais.

Os instrumentais odontológicos são bastante específicos, desenvolvidos para auxiliar o trabalho do dentista, nas mais diversas especialidades, como cirurgia, periodontia e ortodontia, fazem parte do cotidiano da equipe de saúde bucal:


A

Broca, aplicador de cimento de hidróxido de cálcio e carpule


B

Broca, espelho e matriz de hidróxido de calcio


C

Pinça clínica, sonda exploradora e curativo hidrocolóide


D

Espelho, cubas e bandejas metálicas e sonda folley

Instrumentais como porta-matriz, brunidor e condensador são utilizados especialmente em:


A

Dentística.


B

Periodontia.


C

Endodontia


D

Implantodontia.


E

Cirurgia oral menor.

Assinale a alternativa correta sobre os cuidados de conservação e de manutenção das peças de mão odontológicas (alta e baixa rotação e peça reta).


A

A limpeza das peças de mão deve ser feita com glutaraldeído. Nunca devem ser lavadas com água e sabão.


B

Deve-se evitar deixar a ponta reta do micromotor sem broca. Para isso, pode-se usar o pino que normalmente acompanha o produto.


C

A lubrificação dessas peças deve ser realizada apenas mensalmente. Não importa se a utilização é muito frequente.


D

A lubrificação com óleos determinados pelo fabricante deve ser realizada apenas nas peças de baixa rotação. As peças de alta são normalmente utilizadas com água, dispensando a lubrificação.


E

Quanto maior o barulho dos rolamentos, maior a chance de não haver nenhum defeito ou desgaste por uso.

Dentre os instrumentos abaixo, assinale o que não faz parte de uma bandeja para exame clínico completo:


A

Pinça clínica.


B

Sonda exploradora.


C

Espelho bucal.


D

Pinça goiva.


E

Sonda milimetrada.

A lavagem manual dos artigos deve ser realizada com


A

Bombril.


B

Palhas de aço.


C

Esponjas macias.


D

Materiais abrasivos.


E

Escovas de material plástico.

O técnico em saúde bucal deve identificar os instrumentos odontológicos e conhecer a indicação de seu uso. Observe as figuras Ae B, e responda quais os instrumentais odontológicos mostrados, respectivamente:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Google.com


A

Afastador Farabeuf; afastador labial expandex.


B

Afastador Branemak; afastador expandex.


C

Afastador de Minnesota; afastador labial.


D

Afastador Minnesota; abridor de boca.


E

Afastador mead; Abridor de boca.

No que se refere aos instrumentos clínicos odontológicos, julgue os itens a seguir.


I Os instrumentos críticos são os instrumentos de corte ou ponta, que penetram nos tecidos subepiteliais. Devem ser, obrigatoriamente, esterilizados.

II Os instrumentos semicríticos são os instrumentos que entram em contato com a mucosa ou a pele íntegra (moldeiras, espelhos, instrumentais para restaurações). Podem ser desinfetados.

III Os instrumentos não críticos entram em contato apenas com a pele íntegra ou não entram em contato com o paciente. Devem ser desinfetados.


Assinale a alternativa correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item II está certo.


C

Apenas o item III está certo.


D

Apenas os itens l e lll estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

De acordo com a ANVISA, na assistência odontológica, são procedimentos para MINIMIZAR o risco mecânico ou acidentes:


A

Usar sugadores de alta potência.


B

Manter instrumentais em número suficiente e com qualidade para o atendimento aos pacientes.


C

Higienizar previamente a boca do paciente, mediante escovação e/ou bochecho com antisséptico.


D

Usar exaustores com filtro HEPA.

Relacione os instrumentais odontológicos às suas respectivas funções.


1. sonda exploradora

2. escavador

3. espátula no 1

4. espátula no 24F


( ) utilizado para avaliar adaptação de restaurações.

( ) utilizado na remoção de tecido cariado.

( ) utilizada na manipulação de cimentos.

( ) utilizada para introduzir materiais na cavidade.


Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.


A

1 – 2 – 3 – 4.


B

1 – 3 – 4 – 2.


C

2 – 3 – 4 – 1.


D

1 – 2 – 4 – 3.


E

2 – 1 – 4 – 3.

Para o correto funcionamento do ambiente odontológico, é fundamental que os profissionais conheçam os equipamentos presentes e as suas funções. Portanto, é CORRETO afirmar que:


A

O refletor é o equipamento onde são montados e suportados os instrumentos ativos de trabalho do cirurgião-dentista (que são: seringa tríplice, caneta de alta rotação, caneta de baixa rotação, sistema para remoção de placa bacteriana e tártaro, fotopolimerizador, entre outros), bem como os mecanismos que permitem que esses instrumentos funcionem.


B

A cadeira odontológica tem como objetivo acomodar o cirurgião dentista durante o atendimento clínico.


C

O aparelho de fotopolimerização, é utilizado para ativar partículas fotossensíveis do amálgama.


D

A unidade suctora, também denominada de sugador, aspirador, tem a função de remover a saliva e/ou sangue do campo operatório. Pode ser elétrico (conjunto independente) ou pneumático, ligado ao compressor.

Alguns instrumentos odontológicos necessitam de afiação, pois precisam de corte para sua função. O objetivo da afiação é restaurar a borda cortante linear fina do instrumento. Isso é feito afiando-se as superfícies da lâmina até que sua junção esteja novamente em ângulo afiado em vez de arredondado. As curetas periodontais são muito utilizadas e diversas técnicas produzirão uma cureta afiada de forma correta. Independentemente da técnica usada, o clínico deve ter em mente que existe um ângulo correto entre a face coronária da lâmina e a superfície lateral de qualquer cureta. Assinale a alternativa que apresenta o ângulo correto.


A

De 10° a 20°


B

De 30° a 40°


C

De 70° a 80°


D

De 100° a 110°

Existe uma gama de instrumentais odontológicos específicos para as mais diversas especialidades e desenvolvidos com objetivo de suprir as necessidades do profissional. O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve conhecer esses instrumentos e suas funções e zelar pelo cuidado para prolongar a vida útil do mesmo. Com base nesta afirmação, analise as afirmativas abaixo:


I. Os instrumentais devem ser manuseados com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante o procedimento de limpeza e desinfecção, sem necessidade de usá-los durante o atendimento clínico no auxílio ao dentista.

II. Instrumentais manchados limitam a ação do vapor sob alta pressão da autoclave, mas não impede a esterilização.

III. Resíduos de sabões, detergentes e até a água contendo metais pesados ajudam a oxidar o instrumental.

IV. A água mineral é ideal na utilização dentro da autoclave para o processo de esterilização, pois é livre de metais pesados, não causando oxidação dos instrumentos odontológicos.


Assinale a alternativa correta


A

Apenas as afirmativas II e III estão corretas


B

Apenas a afirmativa IV está correta


C

Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas


D

Apenas a afirmativa III está correta

É função do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) além de identificar os instrumentos, reconhecer a função de cada um deles para o correto e eficiente auxílio ao dentista no dia a dia da prática odontológica. Correlacione o instrumental (Coluna 1) com sua função (Coluna 2).


COLUNA 1

COLUNA 2

1) Imagem associada para resolução da questão

A) alisar a restauração de amálgama

2) Imagem associada para resolução da questão

B) manipular cimentos odontológicos

3) Imagem associada para resolução da questão

C) segurar película radiográfica

4) Imagem associada para resolução da questão

D) separa gengiva do dente e do osso


Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.


A

I-B, II-C, III-A, IV-D


B

I-B, II-C, III-D, IV-A


C

I-C, II-A, III-B, IV-D


D

I-A, II-C, III-B, IV-D

Sobre os equipamentos odontológicos, pode-se afirmar que


A

canetas de alta rotação devem ser lubrificadas uma vez ao dia


B

a estufa não é um equipamento confiável para esterilização na área médico-odontológica


C

o compressor odontológico deve ser drenado no mínimo uma vez por semana


D

para esterilização em autoclave basta utilizar água destilada e soro fisiológico

Associe as duas colunas, relacionando os instrumentos odontológicos manuais às suas classificações.


I.Espelho clínico.

II.Cinzéis.

III.Esculpidores.

IV.Tesouras.


( ) Instrumento restaurador.

( ) Item acessório.

( ) Instrumento manual de corte.

( ) Instrumento para exame.


A sequência CORRETA dessa associação é:


A

III, IV, II e I.


B

III, IV, I e II.


C

IV, III, I e II.


D

I, II, IV e III.

“Os ________________ permitem ao operador remover manualmente as lesões de cárie, alisar, retocar e preparar uma estrutura de um dente para sua restauração final.” A lacuna pode ser CORRETAMENTE completada pela alternativa:


A

Instrumentos para exame.


B

Instrumentos manuais de corte.


C

Instrumentos restauradores.


D

Instrumentos acessórios.

Todos os instrumentos abaixo são utilizados no exame clínico, EXCETO:


A

Escavador de dentina.


B

Espelho clínico.


C

Seringa carpule.


D

Sonda exploradora.

   
Gerar simulado