Questões de Concurso sobre Manutenção Preventiva de Equipamentos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
87 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os tratamentos de dentística restauradora envolvem procedimentos preventivos como adequação do ambiente bucal, aplicação tópica de flúor e orientação individual de higiene e fisioterapia odontológica, passando pelo diagnóstico clínico e radiográfico da doença cárie, a degradação do elemento afetado utilizando materiais restauradores, estéticos ou não.

II. O compressor odontológico fornece ar comprimido para o funcionamento dos vários módulos do consultório odontológico. Existem diversos modelos, tipos e tamanhos de compressores no mercado. São compostos por uma unidade de compressão propriamente dita, por um motor e por um tanque para armazenamento de ar. O controle do tempo de ligar e desligar o compressor é feito por válvulas (presostato) que automaticamente ligam ou desligam o aparelho, conforme as necessidades de ar. A regulagem e a manutenção dessas válvulas devem ser tarefa do técnico em manutenção de equipamento, cabendo ao pessoal auxiliar somente o acompanhamento e o fornecimento de informações aos técnicos responsáveis, em se tratando das alterações no funcionamento e da existência de vazamentos.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

O atendimento aos pacientes sem contratempos e a produção do consultório odontológico depende, entre outros, dos equipamentos. Assim, é desejável que se evite a ocorrência de problemas e que se prolongue a vida útil dos equipamentos através da sua conservação e manutenção. As peças de mão são um dos equipamentos mais comumente utilizados. Em relação aos procedimentos de manutenção da caneta de alta rotação, é correto afirmar que:


A

alterações no nível de ruído, impactos e vibrações são normais de ocorrer.


B

deve-se apertar e desapertar o pedal várias vezes para aumentar a vida útil dos rolamentos.


C

quando for submetida ao processo de autoclavagem, deve ser lubrificada antes.


D

é necessário imergir a caneta em solução química abrasiva para sua desinfecção.


E

é recomendado a lubrificação uma vez a cada dois dias, para evitar o excesso de óleo.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Anatomicamente, o dente é dividido em coroa, colo e raiz. A coroa é a porção visível do dente, recoberta totalmente pelo esmalte, situada acima do osso de suporte e da gengiva e atuante na mastigação. Sofre desgaste fisiológico e/ou patológico. O colo compreende a região entre a coroa e raiz, marcada por um estrangulamento. A raiz fixa o elemento dental no osso alveolar. Pode ser única, dupla ou tripla. É formada por dentina, recoberta por cemento e internamente contém a porção radicular da polpa. Suporta o impacto da mastigação.

II. Equipo odontológico é o equipamento onde são montados e suportados os instrumentos ativos de trabalho do cirurgiãodentista, bem como os mecanismos que permitem que esses instrumentos funcionem. Esses instrumentos ativos, normalmente chamados de peças de mão ou pontas, utilizam, para o seu funcionamento, líquido para refrigeração (água), ar comprimido e eletricidade. Geralmente os equipos contam, também, com áreas para colocação do instrumental manual do cirurgião-dentista.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Para que o cirurgião-dentista aproveite ao máximo os benefícios dos instrumentos rotatórios, é imprescindível que ele conheça os fatores envolvidos no mecanismo de ação de cada um. Dessa forma, a capacidade de corte e a penetrabilidade de uma ponta nos tecidos dentários é definida por uma conjunção de fatores.


A qual fator me refiro quando afirmo que é o que representa a capacidade de o instrumento rotatório resistir à ação da pressão produzida pelo contato de superfície que está sendo submetido ao corte, sem que seu movimento seja interrompido?


A

Concentricidade.


B

Calor friccional.


C

Velocidade axial.


D

Torque.

O termo “diabetes mellitus” (DM) refere-se a um transtorno metabólico de etiologia heterogênea, caracterizado por hiperglicemia e distúrbios no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, resultantes de defeitos da secreção e/ou da ação da insulina. Considere os cuidados clínicos odontológicos para o manejo do paciente diabético:


I. Deve-se atentar para os principais sinais e sintomas da DM: poliúria, polidipsia, polifagia, glicosúria e perda de peso.

II. É importante realizar avaliação complementar da hemoglobina glicosilada (HbA1c).

III. Deve-se agendar, preferencialmente, no período da tarde.

IV. Pacientes diabéticos possuem maior suscetibilidade a infecções e cárie dentária.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas II e III.


C

Apenas III e IV.


D

Apenas I, III e IV.


E

Apenas II, III e IV.

As pontas, especialmente as canetas de alta e baixa rotação, são os itens que mais apresentam necessidade de manutenção. Alguns estudos apontam que a manutenção destes itens corresponde a cerca de 80% do total de manutenção dos componentes do equipamento. Assim, a manutenção preventiva é de fundamental importância. Embora exista uma variabilidade significativa de fabricantes e uma consequente variabilidade de normas de manutenção, devemos ter em mente que o melhor procedimento é observar as normas de cada fabricante. De uma forma sintética, não deve ser observada a seguinte questão:


A

Remover o excesso de lubrificantes; este excesso pode danificar os rolamentos,


B

Limpar adequadamente, com substâncias indicadas pelos fabricantes dos produtos.


C

Não deixar as pontas sem brocas, usar o pino que normalmente acompanha os produtos, especialmente a ponta reta do micromotor.


D

Lubrificar as canetas somente em caso de mais de 5 atendimentos diários.


E

A lavagem com água, sabão e uma escova constitui a forma mais eficiente para a limpeza das pontas.

Os equipamentos odontológicos são de grande uso do consultório odontológico. Quanto a um equipamento utilizado para limpeza e remoção de sujidade dos instrumentos, além de aperfeiçoar a lavagem, usando detergente enzimático, assinale a alternativa correta.


A

Ultrassom/jato de bicarbonato


B

Cuba ultrassônica


C

Autoclave


D

Ata Rotação

Há uma diversidade de equipamentos odontológicos que são de interesse dos auxiliares de saúde bucal, os quais devem conhecê-los muito bem para desempenharem suas funções adequadamente. Como são conhecidas as unidades que reúnem os equipamentos básicos utilizados pelo cirurgiãodentista: as canetas de alta e baixa rotação e a seringa tríplice, chamados, em conjunto, de pontas ativas?


A

Cubas ultrassônicas.


B

Mesas auxiliares.


C

Equipos.


D

Mochos.

A respeito da conservação e da manutenção de equipamentos e instrumentais odontológicos, pode-se afirmar que:


A

após o término do turno de trabalho, a cadeira odontológica ficará na posição deixada pelo cirurgião-dentista, devendo o técnico apenas aproximar dela a mesa auxiliar e o mocho


B

ao final do expediente, deve ser colocado um copo com solução antisséptica ou desinfetante para que o líquido seja sugado pelos terminais de sucção, seguido de água, para remoção do excesso do material de limpeza


C

a limpeza do refletor deve ser realizada imediatamente após o uso, mesmo que ele esteja quente


D

a água do reservatório da cadeira pode ser retirada da torneira mais próxima, a fim de que sejam evitados acidentes durante o respectivo transporte até o equipo

Os problemas com canetas de alta rotação mais frequentes resultam de limpeza e lubrificação inadequadas. Em relação aos procedimentos relacionados à lubrificação, assinale a alternativa correta.


A

Remover o excesso de lubrificante, após a sua aplicação, através do acionamento da caneta por 15 a 20 segundos.


B

Evitar agitar a lata antes da sua utilização.


C

Manter a lata na posição oblíqua, inclinada 45º em relação à caneta.


D

Acionar o spray de lubrificação por, no mínimo, 10 segundos.


E

Lubrificar adequadamente o encaixe posterior da caneta, visto esse procedimento dispensar a lubrificação da pinça (porção da caneta que encaixa a broca).

No dia a dia do consultório odontológico lidamos com diversos equipamentos e, para que a vida útil deles não seja diminuída, necessitamos de cuidados. Com relação às dicas de cuidado com esses equipamentos, assinale a alternativa incorreta.


A

Verificar se a rede elétrica é compatível com o equipamento


B

Evitar impactos, quedas e vibrações excessivas


C

Nunca instalá-los com aterramento para não danificá-los


D

Ler o manual e sempre chamar o técnico quando houver alguma quebra ou interrupção no funcionamento dos equipamentos

Fica evidente a impossibilidade de se definir um esquema único de manutenção de compressor no consultório odontológico. Entretanto, devemos sugerir alguns procedimentos básicos de manutenção a serem executados pela equipe de saúde bucal, tais como, EXCETO:


A

Drenar mensalmente o tanque do compressor. Em locais mais úmidos ou em outras condições pode ser necessário diminuir a frequência destas drenagens.


B

Anotar e chamar o técnico especializado quando observar barulho diferenciado, aumento de calor no equipamento, ou qualquer outro fato que mostre um funcionamento diferente do normal.


C

Ligar a chave de alimentação do circuito elétrico do compressor no início do expediente e desligar ao final. Isto evitará que o compressor funcione desnecessariamente.


D

Verificar a existência de vazamentos em toda a rede de ar comprimido, o que levaria a um maior consumo e uma maior sobrecarga do equipamento.


E

Drenar os filtros no mínimo a cada turno de trabalho, ou ainda aumentar esta frequência em caso de maior necessidade.

A infecção ocupacional pelo vírus das hepatites B e C, nos profissionais da área da saúde, é considerada preocupante, devido às possíveis exposições percutâneas ou de mucosas, ao sangue de pessoas infectadas por esse vírus, que estão sob seus cuidados. Entre as medidas de prevenção, citam-se:


A

higienização das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), vacinação prévia para as hepatites B e C.


B

higienização das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), vacinação contra a hepatite B e descarte adequado de materiais perfurocortantes.


C

dosagem periódica de antígenos HBs Ag, vacinação contra a hepatite B e descarte adequado de materiais perfurocortantes.


D

uso de equipamento de proteção individual (EPI), vacinação contra a hepatite C e descarte adequado de materiais perfurocortantes.


E

higienização das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), dosagem periódica das aminotransferases e descarte adequado de materiais perfurocortantes.

Assinale a alternativa que apresenta a parte do equipamento odontológico onde se localizam os instrumentos a serem utilizados pelo operador durante o atendimento do paciente, tais como a seringa tríplice, caneta de alta e baixa rotação:


A

Equipo.


B

Compressor.


C

Cadeira odontológica.


D

Mocho.


E

Aparelho de Rx.

Em relação ao término do funcionamento da clínica e os cuidados com o compressor, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.


( ) Desligar a chave elétrica do compressor.

( ) Verificar se a saída de ar do tanque do compressor está aberta.

( ) Abrir o dreno de todos os filtros existentes.

( )Verificar a existência de vazamentos.

( )Abrir o dreno do tanque de ar do compressor.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:


A

V, V, V, V, F.


B

F, F, F, V, V.


C

V, F, V, F, V.


D

V, F, F, F, V.


E

V, V, V, F, F.

Observe a imagem a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Em relação ao equipamento apresentado, é correto afirmar que:


A

Normalmente não necessita de manutenções periódicas.


B

Seu funcionamento não interfere nas peças de mão a ar comprimido.


C

É o responsável por gerar energia elétrica para a cadeira odontológica.


D

O lugar ideal para sua instalação deve ser limpo, arejado e livre de umidade.

Sobre os equipamentos odontológicos, assinale apenas a alternativa CORRETA:


A

A água liberada pelo spray de irrigação das turbinas (canetas) de alta e baixa rotação e pela seringa tríplice é originada da rede de abastecimento de água e chega até o equipo através da caixa de comando.


B

O refletor da cadeira odontológica pode apresentar a opção com fio ou sem fio.


C

Os equipos odontológicos são somente móveis, em virtude da necessidade de movimentação durante o atendimento ao paciente.


D

Os aparelhos de raio-X odontológico podem ser classificados como fixos ou móveis.


E

Os aparelhos fotopolimerizadores podem apresentar a luz LED azul ou luz LED verde.

São equipamentos de trabalho do cirurgião-dentista:


A

Seringa tríplice, caneta de alta rotação e caneta de baixa rotação.


B

Sistema para remoção de placa bacteriana e tártaro.


C

Fotopolimerizador.


D

Todas as alternativas acima.

Assinale a alternativa que define o principal equipamento desta unidade, que tem como objetivo fornecer ar comprimido (sob pressão) para o funcionamento de outros componentes do equipamento, como o sistema de alta rotação, sugador e outros:


A

Equipo.


B

Refletor.


C

Unidade auxiliar.


D

Mocho.


E

Compressor odontológico.

São considerados equipamentos odontológicos acessórios, EXCETO:


A

Autoclave


B

Amalgamador


C

Equipo


D

Aparelho de profilaxia (jato de bicarbonato) e ultrassom


E

Fotopolimerizador

   
Gerar simulado