

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O exame radiográfico que permite distinguir raízes vestibular e palatina do primeiro pré-molar superior é baseado na técnica:
Em muitas salas de emergência e hospitais, vítimas de traumatismo ainda terão a avaliação radiográfica feita por meio de radiografias simples. Visando avaliar a rotação do zigoma (em torno de um eixo horizontal) e a projeção malar pode-se recorrer respectivamente as projeções:
Um filme radiográfico é colocado na frente do paciente e perpendicular ao plano médio-sagital. A cabeça do paciente é minuciosamente levantada para a linha cantomeatal, formando um ângulo de 37 graus com o filme radiográfico. Se o paciente estiver de boca aberta, o seio esfenoide será visto sobreposto ao palato.
Qual é a técnica radiográfica extraoral, a que o texto se refere?
Projeção submentovértice.
Projeção de Towne Reversa.
Projeção de Waters.
Projeção lateral do crânio.
Paciente do sexo masculino, 36 anos de idade, procurou atendimento em serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial com história prévia de forte golpe deferido em região de bochecha esquerda. Ao exame clínico, foi constatada depressão pré-auricular, dor na região do trauma e movimentação mandibular diminuída. Diante desse quadro, quais aspectos técnicos de um exame radiográfico apropriado ao caso, considerando-se as opções abaixo, devem ser seguidos?
O paciente deve ser posicionado com a linha cantomeatal a -30 graus em relação ao filme e o feixe central de raios X deve estar paralelo em relação ao filme.
O paciente deve ser posicionado com a linha cantomeatal a 37 graus em relação ao filme e o feixe central de raios X deve estar paralelo em relação ao filme.
O paciente deve ser posicionado com a linha cantomeatal paralela em relação ao filme e o feixe central de raios X deve estar perpendicular em relação ao filme.
O paciente deve ser posicionado com a linha cantomeatal a 10 graus em relação ao filme e o feixe central de raios X deve estar perpendicular em relação ao filme.
A avaliação radiográfica dos traumas faciais deve ser feita após exame clínico criterioso. Mesmo com a tomografia computadorizada tridimensional, as tomadas radiográficas padrão ainda são muito utilizadas na avaliação inicial do paciente traumatizado. A incidência radiográfica de Towne, quando obtida em uma angulação póstero-anterior, é utilizada para avaliar:
a base do crânio, notadamente a fossa média.
a coluna cervical, precisamente o processo odontóide até a terceira vértebra cervical.
os espaços pneumatizados da mastoide, crista petrosa, forame magno e sela túrcica.
o osso etmoide na sua lâmina crivosa e a fossa craniana anterior.
Entendendo-se as siglas PA como posteroanterior e AP como anteroposterior e obedecendo à sequência, identifique a técnica.
I. Lateral oblíqua de mandíbula
II. AP para seios maxilares
III. PA para seios frontais
IV. PA de mandíbula
I. Perfil de mandíbula
II. PA para seios frontais
III. PA para seios maxilares
IV. AP de mandíbula
I. Perfil de mandíbula
II. PA para seios frontais (incidência mento naso placa)
III. PA para seios frontais (incidência fronto naso placa)
IV. PA de mandíbula
I. Lateral reversa de mandíbula
II. PA para seios maxilares (incidência fronto naso placa)
III. AP para seios maxilares
IV. AP de mandíbula
I. Lateral oblíqua de mandíbula
II. PA para seios maxilares
III. PA para seios frontais
IV. PA de mandíbula
Paciente vítima de acidente automobilístico apresentando edema submandibular direito e pré-auricular bilateral, máoclusão, crepitação óssea na região de corpo mandibular direito e côndilo esquerdo. Quais tomadas radiográficas são mais indicadas para avaliação dessas possíveis fraturas mandibulares?
Hirtz e Water’s.
PA de mandíbula e panorâmica.
Water’s e mento naso.
Panorâmica e mento naso.
A incidência radiográfica mais útil e simples para visualização de fraturas subcondilares que mostra angulação medial ou lateral é:
rx panorâmico de mandíbula
lateral obliqua de mandíbula
rx de towne
rx lateral de face
rx de hirtz
O diagnóstico radiográfico das fraturas do terço médio da face é dificultado devido a grande sobreposição de estruturas da região maxilo-facial. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
fraturas do arco zigomático são melhor visualizadas através da incidência de Waters.
a incidência de Hirtz visualiza fraturas do septo nasal.
a incidência de Hirtz visualiza fraturas do arco zigomático
a incidência para ossos próprios do nariz visualiza fraturas do septo nasal e dos ossos nasais.
a incidência mento-naso é realizada com o feixe incidindo na direção crânio-podálico assim possibilitando a visualização de diversas estruturas do terço médio da face.
Na avaliação de paciente com traumatismo mandibular apresentando fratura unilateral do côndilo, o exame radiográfico que pode evidenciar se houve deslocamento medial do segmento condilar consiste de:
Radiografia panorâmica da face..
Radiografia A-P de Towne
adiografia lateral oblíqua de mandíbula.
Tomografia computadorizada em cortes sagitais.
Ressonância nuclear magnética em corte coronal.
Assinale a alternativa que corresponde a uma tomada radiográfica extra oral indicada para avaliação dos seios paranasais ou em caso de trauma de terço médio da face.
Hirtz.
Schuller.
Water.
Bretton.
Towne.
Sobre esse caso, considere:
I. Uma das limitações dos métodos radiográficos para a localização da constrição apical refere-se ao fato de utilizar uma imagem tridimensional de um objeto bidimensional.
II. A interpretação subjetiva do profissional na obtenção do comprimento de trabalho tem importância reduzida, uma vez que são utilizadas medidas objetivas oriundas de radiografias.
III. A qualidade final da radiografia está vinculada à interferência de objetos utilizados no isolamento absoluto do campo operatório.
IV. Uma limitação dos métodos radiográficos para a obtenção do comprimento de trabalho refere-se ao fato de a imagem radiográfica da reabsorção dos tecidos duros não mostrar, com exatidão, os estágios iniciais deste processo destrutivo.
Está correto o que consta APENAS em
Um paciente jovem com ausência dos dentes 34, 35, 36, 46 e 47 procurou atendimento odontológico para a remoção de dente incluso na região de pré-molar inferior esquerdo. Durante o procedimento cirúrgico, após manobra intempestiva, fraturou-se a mandíbula do paciente na região envolvida. Como primeira providência, foi prescrito o exame radiográfico panorâmico. Na imagem resultante desse exame, evidenciou-se faixa radiopaca com degrau no plano oclusal e base da mandíbula. Com base no caso relatado, que outro exame radiográfico deve ser prescrito em associação ao panorâmico?
Periapical
Oclusal
Submentovértice
Projeção de Towne
Lateral do crânio