

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Durante a realização de uma técnica radiográfica intrabucal, o Técnico em Saúde Bucal deve garantir a qualidade da imagem obtida e a segurança do paciente. Sobre as técnicas radiográficas, marque a alternativa correta:
A técnica do paralelismo é a única recomendada para todas as radiografias intrabucais, independentemente da área avaliada.
A sobreposição de estruturas anatômicas é inevitável em radiografias periapicais e não pode ser corrigida com ajustes na angulação do feixe de raios X.
A exposição radiográfica pode ser repetida múltiplas vezes sem riscos à saúde do paciente, desde que o tempo de exposição seja curto.
O posicionamento correto do filme ou sensor radiográfico e a angulação precisa do feixe de raios X são fatores determinantes para a obtenção de imagens nítidas e diagnósticas.
Os técnicos em saúde bucal, sob supervisão do cirurgião-dentista, podem realizar fotografias para fins exclusivamente odontológicos, em qualquer ambiente público.
Certo
Errado
“Esta técnica foi descrita em 1969, onde o filme é colocado em posição oclusal e preso de encontro ao rolete gengival. A criança fica deitada no colo da mãe e o raio central é dirigido na ponta do nariz, de trás para frente, com uma inclinação de cerca de 35 a 45 graus para o arco superior. No arco inferior, a direção é de anterior para posterior, e angulagem aproximadamente a mesma.”
Assinale a alternativa que apresenta o nome da técnica descrita acima:
BRAMER.
RANDAL.
MANNKOPF.
CLARK.
FAZZI.
A radiografia periapical é um exame intraoral que permite a visualização dos dentes e dos tecidos que os rodeiam. Sobre a técnica de Clarck, afirma-se que:
o objeto a ser radiografado deve permanecer paralelo ao filme, por meio de acessório posicionador
se trata de uma técnica idealizada para evitar a sobreposição do processo zigomático da maxila sobre as raízes dos molares superiores
são três radiografias: ortorradial, mesiorradial e distorradial
também pode ser chamada de técnica da bissetriz
Na técnica radiográfica periapical da bissetriz para molares superiores, sem posicionador de filmes, a angulação vertical média, quando o plano oclusal é mantido na horizontal, deve ser de
+10º.
+15º.
+35º.
+55º.
+75º.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Durante determinados tipos de procedimentos odontológicos, como a realização de tratamento endodôntico, extrações dentárias e planejamentos ortodônticos, pode existir a necessidade de dissociar raízes e condutos, ou de localizar a região precisa na qual o dente se encontra, em casos de inclusão dentária. Para isso, existe uma técnica específica utilizada pelos profissionais em que o cabeçote do aparelho radiográfico é deslocado, variando seu ângulo em 20 graus no sentido horizontal. A técnica descrita é denominada:

Técnica de Stilman.
Técnica de Clark.
Método de Parma.
Técnica de Stilman Modificada.
Na prática clínica, os exames radiográficos têm sido largamente empregados há muitos anos e constituem meios auxiliares de diagnóstico efetivo de lesões cariosas interproximais e oclusais.
Assinale a alternativa incorreta com relação à RADIOGRAFIA DE SUBTRAÇÃO DIGITAL:
Essa técnica irá necessariamente melhorar a detecção de uma lesão de cárie.
Essa técnica proporciona informações importante sobre as alterações que ocorrem ao longo do tempo.
Essa técnica é adequada para o monitoramento do comportamento lesão.
Essa técnica é realizada utilizando-se duas imagens radiográficas digitais obtidas em intervalos de tempo diferentes.
Para a realização dessa técnica utiliza-se um software específico.
As opções a seguir apresentam indicações clínicas para a técnica periapical, à exceção de uma. Assinale-a.
Avaliar a condição periodontal do elemento dentário.
Detectar presença de infecção/inflamação apical.
Avaliar implantes no pós-operatório.
Acompanhar o tratamento endodôntico.
Avaliar grandes áreas patológicas.
Idealizada por Clarence O. Simpson (1916), a técnica radiográfica intraoral oclusal utiliza o filme oclusal, que é posicionado sobre as superfícies oclusais dos dentes. Devido à sua maior dimensão, o filme possibilita uma avaliação de áreas mais extensas da maxila e da mandíbula. No exame oclusal da maxila, o ângulo horizontal de 45° é utilizado para radiografar qual região?
Incisivos.
Caninos.
Pré-molares.
Molares.
“A teoria radiográfica de Clark (1909) consiste na variação da angulação horizontal de incidência do feixe de raios X. Por essa razão, o método também é conhecido como técnica do deslocamento horizontal do tubo. A primeira incidência, denominada _____________, nada mais é que uma radiografia periapical da região onde a estrutura se localiza”.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima.
interproximal.
ortorradial.
mesiorradial.
distorradial.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A técnica radiográfica da bissetriz exige um posicionamento correto da cabeça do paciente, das angulações vertical e horizontal e das áreas de incidência dos raios X. De acordo com os estudos de Marlene Fenyo-Pereira, para a realização de uma radiografia periapical do elemento 36 por meio da técnica da bissetriz, qual deve ser o ângulo vertical?
0° a 10°.
0° a -5°.
-5° a -10°.
-10° a -15°.
Sobre as técnicas de processamento de filme radiográfico, assinale a alternativa correta.
O tempo de exposição ao revelador pode ser alterado de acordo com a preferência pessoal do técnico.
É aceitável reutilizar os químicos reveladores e fixadores para economizar materiais.
A manipulação dos filmes deve ser feita em luz ambiente para verificar a qualidade da imagem.
Deve-se manter o controle de qualidade dos processos, incluindo testes de sensibilidade e qualidade do filme.
A radiografia panorâmica (também chamada de pantomografia) é uma técnica de imagem da seção do corpo que resulta em uma camada de imagem larga e curvada, representando as arcadas dentárias maxilar e mandibular e suas estruturas de suporte. Isto é conseguido usando uma rotação única da fonte de raios X e do receptor de imagem ao redor da cabeça do paciente.
(Mallya & Pharoah, 2020.)
Sobre a técnica radiográfica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Possui baixa dose de radiação.
Possui ampla cobertura dos ossos faciais e dentes.
As imagens possuem alta resolução, o que proporciona os mesmos detalhes das radiografias intraorais.
Pode ser utilizada em pacientes com trismo ou em pacientes que não toleram as radiografias intraorais.
Qual técnica radiográfica corresponde a uma modificação da projeção periapical para evitar a sobreposição o osso/processo zigomático da maxila em molares superiores?
Método de Le Master, onde é posicionado um rolete de algodão entre o dente de interesse e o filme radiográfico, de modo que fique o mais paralelo possível.
Método de Clark, onde é realizado a combinação de duas incidências periapicais para a dissociação de objetos sobrepostos.
Método de Miller-Winter, onde é realizado a combinação de duas incidências periapicais para a dissociação de objetos sobrepostos.
Método de Parma, onde é posicionado um rolete de algodão entre o dente de interesse e o filme radiográfico, de modo que fique o mais paralelo possível.
O processamento radiográfico é uma série de passos que altera a imagem latente exposta no filme de uma radiografia, produzindo uma imagem visível nele. Com relação aos componentes utilizados no processamento, a hidroquinona é um produto químico presente em qual dos produtos descritos a seguir?
Filme radiográfico.
Secadora.
Fixador.
Revelador.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Na técnica de processamento do filme radiográfico, a principal função da __________________ é dissolver e remover da emulsão os cristais halogenados de prata não revelados.
Lavagem intermediária com água.
Solução reveladora.
Lavagem final com água.
Solução fixadora.
Paciente chega ao consultório odontológico se queixando de uma dor localizada no lado esquerdo, região dos dentes 24 e 25, quando bebe água gelada e cessa após deglutir, sentir dor ao mastigar e ao ingerir doce. O cirurgião necessita realizar uma radiografia para verificar se o paciente possui lesão cariosa entre esses dentes.
Considerando o relato acima, marque a alternativa que apresenta corretamente a técnica radiográfica mais indicada para esse tipo de diagnóstico.
Panorâmica
Oclusal
Periapical
Interproximal
Diversas são as técnicas radiográficas em odontologia com objetivo de auxiliar no fechamento do diagnóstico. A técnica: “modificação do método de Miller-Winter, indicada quando a radiografia “oclusal” (do método de Miller-Winter) não registra inteiramente o 3º molar inferior não irrompido”, está definida corretamente na alternativa:
Método de Donovan
Método de Parma
Método de LeMaster
Método de Clark
Método de Röentgen
Qual das seguintes situações descreve um erro comum no processamento de radiografias odontológicas?
Película processada e em branco: radiografia realizada com o aparelho desligado, movimentação do paciente tirando o filme do feixe de radiação, processamento do filme em posição invertida.
Radiografia acinzentada: excesso de tempo de exposição; excesso de revelação.
Radiografia escura: dobradura da película.
Linha escura na imagem do filme: fixação parcial da película.
Manchas na película: falta de revelação, tempo de exposição curto.
A radiografia oclusal total da maxila é uma técnica utilizada para visualizar o palato, processo zigomático da maxila, região antero-inferior do seio maxilar, canais nasolacrimais, septo nasal e dentes de segundo molar a segundo molar. Nessa técnica, o ângulo horizontal é 0 grau, e o ângulo vertical é:
+ 50 graus.
+ 55 graus.
+ 60 graus.
+ 65 graus.
+ 70 graus.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.