

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A sífilis, apesar de ser uma doença sistêmica, apresenta manifestações intrabucais. Assim, o cirurgião- -dentista deve estar capacitado para diagnosticar as alterações na mucosa bucal decorrentes dela.
Sobre a sífilis, é incorreto afirmar:
O agente etiológico é o Treponema pallidum.
O protossifiloma na boca localiza-se principalmente na semimucosa labial, na língua e na própria mucosa labial.
Surdez labiríntica, anomalias dentárias e queratite parenquimatosa são manifestações clínicas da sífilis congênita tardia.
As placas mucosas do secundarismo sifilítico são altamente contagiantes, constituindo-se em um sério problema de biossegurança.
A goma sifilítica é o primeiro sinal da fase tardia, sendo contagiosa e comum na mucosa bucal.