O complexo craniofacial é composto de 22 ossos separados que podem ser organizados para fins heurísticos em regiões anatômicas e funcionais relativamente discretas. Cada uma dessas regiões possui mecanismos distintos de crescimento e desenvolvimento, bem como diferentes capacidades de adaptação durante o crescimento. De acordo com GRABER (2018), em relação às unidades estruturais e funcionais do esqueleto craniofacial, analise as afirmativas atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas e, em seguida, marque a opção correta:
( ) O desmocrânio também é conhecido como esplancnocrânio.
( ) À medida que o cérebro repousa sobre a base do crânio e é coberto pela calota craniana, o crescimento e desenvolvimento do neurocrânio são caracterizados por uma combinação de crescimento ósseo membranoso (desmocrânio) e cartilaginoso (condrocrânio).
( ) O desmocrânio refere-se à porção do esqueleto craniofacial que surge de uma membrana de origem ectodérmica, mesodérmica e da crista neural que rodeia a extremidade proximal da notocorda muito cedo no desenvolvimento.
( ) O condrocrânio forma-se inicialmente como parte dos primórdios embrionários da cartilagem primária que se tornará a base do crânio, septo nasal e cápsula nasal. Como o desmocrânio, o condrocrânio também é um derivado da membrana embrionária que envolve as estruturas nervosas centrais em desenvolvimento.
V – V – F – F.
V – F – V – F.
F – V – V – F.
F – V – V – V.