A prescrição médica é uma ordem por escrito para os farmacêuticos aviarem ou despacharem substâncias medicamentosas, a qual contém a maneira como as mesmas deverão ser utilizadas. Para elaborar uma prescrição medicamentosa, devemos levar em consideração conhecimentos prévios e seguir algumas normas as quais afirmam que
não se faz necessário repetir instruções verbais na prescrição médica escrita, somente indicar o nome do medicamento e sua quantidade total para o tratamento.
as prescrições devem ser escritas legivelmente, sem rasuras, em português, por extenso, com tinta do próprio punho, sendo proibida a digitação de qualquer prescrição.
nas prescrições deverão constar o nome do paciente, seu endereço, em notificações dos tipos A e B, exceto no receituário de controle especial, estando facultada a anotação do modo de usar a medicação.
as quantidades prescritas devem ser escritas em algarismo romano.
as prescrições deverão ser escritas em talonário próprio de receituário profissional, onde constem o seu nome, a inscrição no Conselho Regional ao qual pertence e o endereço do consultório ou residencial.