Marque a opção INCORRETA quanto à utilização dos extratores dentais.
Uma alavanca é um mecanismo para transmitir uma força modesta, com as vantagens mecânicas de um longo braço de ação e um curto de resistência, para um pequeno movimento contra grande resistência. Um exemplo do uso de uma alavanca é quando um extrator de Seldin é inserido em um orifício feito no dente e, então, usado para elevar o mesmo para fora do alvéolo.
O princípio da cunha é também útil quando um extrator reto é usado para luxar um dente em seu alvéolo. Um elevador pequeno é forçado para dentro do espaço ligamento periodontal, o que desloca a raiz em direção oclusal e, consequentemente, para fora do alvéolo.
Quando a raiz de um dente multirradicular é deixada no alvéolo, um elevador tipo Seldin triangular é posicionado no alvéolo e girado. O cabo funciona como eixo, e a ponta do extrator triangular atua como uma roda e eleva a raiz para fora do alvéolo.
A odontossecção, no caso de dentes multirradiculares, permite melhor adaptação dos extratores apicais, visto que se pode realizar um movimento mais livre, como em um dente unirradicular.
Ao se posicionar um elevador do tipo Apexo para remoção de um terceiro molar inferior incluso, o apoio deve ser confeccionado onde possível. Por exemplo, caso o dente esteja em posição disto angular, o apoio necessariamente deve ser em tecido ósseo, localizado na vertente disto-lingual.