A leucoplasia oral é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “uma placa ou mancha branca que não pode ser caracterizada clínica ou patologicamente como qualquer outra doença”. O termo é estritamente clínico e não implica uma alteração tecidual histopatológica específica. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:
I- A radiação ultravioleta é aceita como um fator causal da leucoplasia de vermelhão de lábio inferior.
II- A prevalência da leucoplasia diminui em idades mais avançadas, especialmente para os homens que se expõem continuamente ao sol e desenvolvem uma proteção mecânica nos tecidos.
III- A leucoplasia verrucosa proliferativa é caracterizada pelo desenvolvimento de múltiplas placas ceratóticas com projeções de superfícies ásperas que podem evoluir para um estágio no qual são indistinguíveis de um carcinoma verrucoso e se tornarem um carcinoma de células escamosas.
IV- Lesões leucoplásicas iniciais surgem como placas levemente elevadas cinzentas ou branco-acinzentadas com características clínicas variadas.
É VERDADE o que se afirma em:
I, III e IV.
II e III.
I, II, III e IV.
II, III e IV.
I e IV.