Imagem de fundo

Os vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controla...

Os vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos e, portanto, controlam a perfusão tecidual. São adicionados na maioria das soluções anestésicas utilizadas em odontologia, para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas das mesmas. Em relação aos vasoconstritores, é INCORRETO afirmar que:

A

Nas doses terapêuticas habituais, a adrenalina não é um estimulante potente do Sistema Nervoso Central (SNC). Suas ações estimulantes do SNC tornam-se proeminentes quando é administrada uma dose excessiva.

B

Os vasoconstritores comumente utilizados em conjunto com os anestésicos locais injetáveis são quimicamente idênticos ou semelhantes aos mediadores do sistema nervoso simpático adrenalina e noradrenalina.

C

Se eles contêm um grupo amina (NH2) ligado à cadeia lateral alifática, são designados como catecolaminas. A adrenalina, a noradrenalina e a dopamina são as catecolaminas naturais do sistema nervoso simpático.

D

Quando presente, a noradrenalina traz redução das pressões sistólica e diastólica, principalmente da sistólica. Esse efeito é produzido por meio de ações a-estimulantes da noradrenalina, que levam a uma vasoconstrição periférica.