Imagem de fundo

Os epônimos são parte da história da Medicina e representam, sobretudo, uma homenagem a...

Os epônimos são parte da história da Medicina e representam, sobretudo, uma homenagem aos pioneiros na descrição de um sinal, doença, técnica, manobra ou estrutura anatômica. Numa revisão de literatura, Durão e Machado (2015) apresentaram os epônimos referentes aos resultados mais significativos da balística terminal e que devem ser de conhecimento dos peritos em Odontologia Legal. Neste contexto, marque a alternativa correta.

A

Câmara ou Boca de Mina de Hoffmann: ferida de entrada, produzida nos tiros encostados, com plano muscular espesso logo abaixo. Tem forma irregular, larga, com entalhes e lacerações, devido à ação resultante dos gases que descolam e afastam os tecidos.

B

Sinal do Schusskanol”: impregnação do GSR (Gunshot Residues) nas paredes do trajeto produzido pelo projétil na lâmina interna do crânio. Vista do interior da tábua óssea.

C

Sinal da Cruz de Rojas: fraturas irradiadas (em forma de cruz) que surgem nos tiros encostados sobre superfície óssea.

D

Sinal de Benassi: deposição de GSR (Gunshot Residues) no osso formando um halo “fuliginoso” ou de “fumo”. Sua presença permite reconhecer uma ferida de entrada com cano posicionado à curta distância.

E

Sinal de Werkgaertner: orla de contusão produzida pelo projétil ao vencer a elasticidade da pele durante sua passagem.