O que se denomina como abordagem tradicional no processo ensino-aprendizagem, trata-se de uma concepção e uma prática educacional que persistiu no tempo, em suas diferentes formas, e passou a fornecer um quadro diferencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
Mizukami – Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986.
São características que podem ser definidoras da abordagem expressa no trecho, EXCETO:
A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção da educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos.
O homem é considerado um receptor passivo, inserido em um mundo que irá conhecer por meio de informações que lhe serão fornecidas nessa abordagem.
O professor deve evitar rotina, fixação de respostas, hábitos e deve simplesmente propor problemas aos alunos, sem ensinar-lhes as soluções. Sua função consiste em provocar desequilíbrios e desafios.
O ensino, em todas as suas formas nessa abordagem, será centrado no professor. Esse tipo de ensino volta-se para o que é externo ao aluno: o programa, as disciplinas e o professor.