Imagem de fundo

FILME: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? Título original: (Slumdog Millionaire) Lançamento: ...

FILME: QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?



Título original: (Slumdog Millionaire)

Lançamento: 2008 (EUA, Inglaterra)

Direção: Danny Boyle

Atores: Dev Patel, Ayush Mahesh Khedekar, Tanay Chheda, Freida Pinto.

Duração: 120 min

Gênero: Drama

Sinopse: Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing na Índia. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia, perseguindo um sonho, ele se inscreve no popular programa de TV “Quem Quer Ser um Milionário?”, um programa de perguntas e respostas que exigem conhecimento e cultura. O seu sucesso começa a incomodar levantando suspeitas de fraude. Jamal (Dev Patel) é torturado: a polícia quer saber como foi que ele, alguém totalmente desprovido de qualquer educação, conseguiu chegar tão longe no programa Quem Quer Ser Um Milionário: seria o jovem um sortudo? Um gênio? Um trapaceiro? Inicialmente desacreditado por ser analfabeto, ele consegue provar a sua inocência, descrevendo os fatos e vivências de sua vida que permitiram acesso a um conhecimento que chegasse às respostas das perguntas feitas ao longo do programa. Assim, para responder às perguntas da lei, Jamal conta a história de sua infância.

O filme foi lançado em 12 de dezembro de 2008, pela Fox Searchlight e Warner Bros., e foi vencedor de oito Oscars, sete BAFTA’s e quatro Globos de Ouro.


http://www.adorocinema.com/filmes/quem-quer-ser-um-milionario/ acesso 09/01/2011


A ideia central desse filme relaciona-se com o conceito de aprendizagem significativa discutida, entre outros autores, por Ausubel e César Coll. Indique a afirmativa que caracteriza, de forma MAIS COMPATÍVEL, o processo de construção da aprendizagem que levou o protagonista do filme a ganhar o concurso:

A

As aprendizagens dos alunos na escola são fruto de experiências cuidadosamente planejadas pelos professores para o desenvolvimento dos conteúdos das diferentes disciplinas que compõem a grade curricular de uma determinada série, tendo em vista uma educação integral.

B

Para a construção de uma aprendizagem significativa, os estudos inseridos na tradição da Sociologia do Currículo têm evidenciado situações escolares, em todas as faixas etárias, nas quais os alunos aprendem mais do que o planejado no currículo oficial devido à ancoragem dos conhecimentos adquiridos na escola e na vida, cujas idéias relevantes estão presentes na estrutura cognitiva dos alunos.

C

Os conhecimentos adquiridos no cotidiano, ao longo do tempo, isto é, o fato dos indivíduos possuírem ideias prévias que exprimem ou indicam algo logicamente significativo para eles, com ancoragem estável, permite abrir múltiplas possibilidades de entendimento e dão suporte para novas aprendizagens em novos contextos.

D

Sendo o currículo constituído também pela cultura real surgida dos processos que se dão nas salas de aulas, a visão de mundo de docentes e discentes dependerá também dos conhecimentos prévios adquiridos ao longo da vida e da alteração ou permanência dos processos dinâmicos de ensino e aprendizagem que auxiliam na formação das pessoas.