

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Entre as dificuldades relacionadas à escolarização das práticas de leitura e escrita, Delia Lerner chama atenção para a necessidade de controlar a aprendizagem, que em alguns casos adquire tanta importância na escola que acaba prejudicando a aprendizagem de certos aspectos da leitura e da escrita mais dificilmente controláveis. Para superar essa dificuldade, a autora recomenda:
Que haja um equilíbrio entre a necessidade de controlar as aprendizagens e a necessidade de aprender aspectos da leitura e da escrita menos controláveis, mas ainda assim fundamentais para a formação dos alunos.
Que o controle da aprendizagem seja feito por meio das avaliações seriadas de larga escala, de modo que as/os professoras/es possam se concentrar no ensino das práticas de leitura e escrita, sem a preocupação de realizar o controle da sua aprendizagem.
Que sejam privilegiados no currículo os conteúdos relacionados às práticas de leitura e escrita cuja aprendizagem possa ser devidamente controlada.
Que as/os professoras/es renunciem ao controle da aprendizagem quando se tratar das práticas de leitura e escrita, já que a parte mais importante de sua aprendizagem não pode ser inteiramente controlada.
Que as práticas de leitura e escrita cuja aprendizagem não possa ser inteiramente controlada sejam realizadas nos momentos livres, como atividades espontâneas das crianças, sem a intervenção direta das/os professoras/es.