Imagem de fundo

Para identificar os conteúdos básicos que devem compor os...

Para identificar os conteúdos básicos que devem compor os currículos de toda a educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio, o autor Saviani (2016, p. 23), na Revista Educação-Movimento, propõe “que se tome como referência o conceito do trabalho como princípio educativo”.

Sobre esse conceito, considere:

.

I. O trabalho é princípio educativo na medida em que determina, pelo grau de desenvolvimento social atingido historicamente, o modo de ser da educação em seu conjunto. Assim entendido, aos modos de produção correspondem modos distintos de educar com uma correspondente forma dominante de educação.

II. O trabalho é princípio educativo à medida que organiza a educação básica como modalidade diferenciada de toda ação docente para o ensino integral.

III. O trabalho é princípio educativo na medida em que estabelece exigências específicas que o processo educativo deve preencher, em vista da participação direta dos membros da sociedade no trabalho socialmente produtivo.

IV. O trabalho é princípio educativo à medida que determina a educação como modalidade específica e diferenciada de trabalho: o trabalho pedagógico.

.

De acordo com as ideias do autor, está correto o que se afirma em:


A

I, II e III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

II e IV, apenas.


D

I, III e IV, apenas.


E

I e IV, apenas.