Imagem de fundo

No livro “Ensino-aprendizagem com modelagem matemática”, o...

No livro “Ensino-aprendizagem com modelagem matemática”, o autor Rodney Carlos Bassanezi define que “Modelagem Matemática”:


A

É um processo estático utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos. É uma forma de conformação e generalização com a finalidade de previsão de tendências. A modelagem consiste, essencialmente, na arte de adequar situações da realidade em problemas matemáticos, cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem culta.


B

É uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”.


C

É um processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos. É uma forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências. A modelagem consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos, cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual.


D

É definida por uma equação como uma sentença matemática que possui igualdade entre duas expressões algébricas e uma ou mais incógnitas (valores desconhecidos) que são expressadas por letras.