Imagem de fundo

O professor de Física, preparado para seguir no já iniciado...

O professor de Física, preparado para seguir no já iniciado estudo das leis de Newton, depara-se com uma situação inesperada que aflige seus alunos logo no início da aula. Uma torrencial e persistente chuva de verão promove estragos na região da escola e assusta os alunos com sucessivas descargas de raios e relâmpagos, seguidos de barulhentos trovões. Sob o ponto de vista didático/pedagógico, problematização/contextualização, o professor encontra-se diante de uma situação problema. O melhor procedimento a ser tomado por ele é


A

chamar a atenção dos alunos para a matéria abordada, reforçando a aprendizagem realizada na aula anterior por meio da resolução de exercícios, preparando-os, assim, para a prova da semana seguinte.


B

relativizar a situação e, por meio de recursos disponíveis (vídeo, experimental, gerador de cargas, eletroscópio, etc.), mostrar a origem dos raios, relâmpagos e trovões e, com isso, acalmar os alunos.


C

minimizar a situação, retomar o estudo das leis de Newton, relacionando raios e relâmpagos com objetos acelerados por forças resultantes e, com isso, acalmar os alunos.


D

tentar prender a atenção dos alunos mediante relato de situações semelhantes vividas por ele e, uma vez tendo conseguido concentrá-los para si, retomar o estudo das leis de Newton.


E

minimizar a situação, acalmar os alunos, desviando o assunto para a eletrostática, explicando a estrutura atômica, processos de eletrização, conservação de cargas, etc.