Imagem de fundo

Segundo Libâneo (2006), “as tendências pedagógicas podem ser organizadas em dois conjun...

Segundo Libâneo (2006), “as tendências pedagógicas podem ser organizadas em dois conjuntos de pedagogias: a pedagogia liberal, que contempla as tendências tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista; e a pedagogia progressista, que se manifesta nas tendências libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.”

Uma determinada tendência pode ser assim descrita:

“[...] estipula como papel da escola a formação de atitudes por parte dos educandos. Logo, preocupa-se mais com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. A escola deve, então, centrar-se nos processos de relacionamento interpessoal com vistas a favorecer uma autorrealização do aluno. Nesse sentido, aprender é modificar suas próprias percepções. O aprendiz continua a ser o centro do processo educativo e cabe ao professor ser um facilitador, um profissional a garantir um clima de relacionamento pessoal propício à formação da personalidade dos estudantes.”

Fonte: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes/article/download/252/127/.

A tendência pedagógica acima descrita é denominada:

A

Tendência tradicional.

B

Tendência liberal renovada progressivista.

C

Tendência liberal renovada não diretiva.

D

Tendência liberal tecnicista.