No livro “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação”, Tizuko Morchida Kishimoto descreve que a temática é extremamente atual e é muito oportuna nas práticas pedagógicas com as crianças, na medida em que, nos últimos anos, essas questões têm sido abordadas principalmente por autores da área da psicologia ou da educação física (no que se refere à psicomotricidade). Sobre jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil, analisar os itens abaixo:
I. A educação infantil é um espaço privilegiado para falar dessa temática; afinal, dentro do sistema de ensino, a educação infantil, ou a pré-escola, como também é chamada por alguns autores, é um dos poucos lugares onde o lúdico ainda é visto como apropriado, ou mesmo "inerente" ou "natural".
II. Os jogos na educação, ou seja, brinquedos e brincadeiras, são formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação, conhecimento pela criança e, portanto, instrumentos dispensáveis da prática pedagógica e componente relevante de propostas curriculares.
III. Segundo Tizuko M. Kishimoto, conceituar o jogo, o brinquedo e a brincadeira é uma tarefa extremamente difícil de ser feita na medida em que estes conceitos e as palavras que os significam não são precisos nem em nossa língua portuguesa nem em grande parte das demais.
Estão CORRETOS:
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.