Em uma escola que busca implementar uma abordagem pedagógica inovadora, os professores decidiram por implementar “projetos de trabalho” como uma estratégia de ensino, já que representam uma abordagem dinâmica e eficaz para a promoção da aprendizagem ativa, da interdisciplinaridade e do desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. Eles acreditam que essa abordagem pode motivar os alunos, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e envolvente. Planejam criar projetos que abordem questões relevantes para a comunidade escolar e que permitam aos alunos investigar, colaborar e apresentar soluções criativas. Trata-se de um dos princípios-chave da metodologia de projetos:
Foco estritamente direcionado à instrução unidirecional, com a ênfase colocada na troca de informações entre docente e discente suprimindo a promoção do pensamento crítico, a autonomia intelectual e a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento em contextos reais e desafiadores.
Ênfase na aplicação de estratégias de homogeneização e controle na elaboração de projetos, buscando assegurar a uniformidade dos resultados, mesmo que isso implique a supressão das especificidades individuais e contextuais, negligenciando a necessidade de flexibilidade e adaptação na abordagem pedagógica.
Manutenção da estrutura disciplinar convencional, com restrição à integração interdisciplinar, o que implica na continuidade da separação rígida das disciplinas como unidades estanques de conhecimento, desfavorecendo a oportunidade de estabelecer conexões significativas entre diferentes áreas de estudo no processo de ensino e aprendizagem.
Reconhecimento da importância da fomentação da autoria cognitiva dos alunos, estimulando uma atitude proativa no processo de construção de seu próprio conhecimento, mediante a promoção de um ambiente de aprendizado que valoriza a autonomia, a reflexão crítica e a colaboração entre pares como elementos fundamentais do desenvolvimento intelectual.