Em pesquisa apresentada no livro Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil, Eliane Cavalleiro investigou o preconceito racial na rede pública de ensino, especificamente na Educação Infantil. Em seu livro, a autora afirma que a possibilidade de as crianças receberem uma educação de fato igualitária, desde os primeiros anos escolares, representa um dever dos profissionais da escola, pois
estes, no Brasil, já estão devidamente habilitados para perceber e abordar problemas que podem aparecer nas relações entre crianças de diferentes grupos étnicos.
as crianças dessa faixa etária ainda são desprovidas de autonomia para aceitar ou negar o aprendizado proporcionado pelo professor.
a denominada socialização primária é uma tarefa escolar que não deve ser atribuída à família, uma vez que visa à construção pública da cidadania.
a neutralização das diferenças étnicas deve ser proporcionada desde a pré-escola, quando as crianças estão mais propensas à interiorização desse comportamento.
as crianças em idade pré-escolar ainda não interiorizaram ideias preconceituosas que incluem a cor da pele como elemento definidor de qualidades pessoais.