Imagem de fundo

Em pesquisa apresentada no livro Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preco...

Em pesquisa apresentada no livro Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil, Eliane Cavalleiro investigou o preconceito racial na rede pública de ensino, especificamente na Educação Infantil. Em seu livro, a autora afirma que a possibilidade de as crianças receberem uma educação de fato igualitária, desde os primeiros anos escolares, representa um dever dos profissionais da escola, pois

A

estes, no Brasil, já estão devidamente habilitados para perceber e abordar problemas que podem aparecer nas relações entre crianças de diferentes grupos étnicos.

B

as crianças dessa faixa etária ainda são desprovidas de autonomia para aceitar ou negar o aprendizado proporcionado pelo professor.

C

a denominada socialização primária é uma tarefa escolar que não deve ser atribuída à família, uma vez que visa à construção pública da cidadania.

D

a neutralização das diferenças étnicas deve ser proporcionada desde a pré-escola, quando as crianças estão mais propensas à interiorização desse comportamento.

E

as crianças em idade pré-escolar ainda não interiorizaram ideias preconceituosas que incluem a cor da pele como elemento definidor de qualidades pessoais.