A principal característica da tendência pedagógica libertadora, proposta por Paulo Freire, é o uso de:
Técnicas de sensibilização, expressão e comunicação, para promover o autoconhecimento e a realização pessoal dos alunos.
Recursos tecnológicos, como vídeos, slides, podcasts, entre outros, para facilitar a transmissão e a assimilação dos conteúdos pelos alunos.
Atividades lúdicas, desafiadoras, significativas, entre outros, para facilitar o desenvolvimento do potencial dos alunos.
Temas geradores, extraídos da realidade dos alunos, para promover a conscientização e a transformação social.
Técnicas de fixação de conteúdos, por meio de aulas expositivas, onde o educador é considerado figura central e único detentor do conhecimento.