Em um contexto educacional diversificado, diferentes teorias de aprendizagem oferecem abordagens distintas sobre como ocorre o processo de aquisição de conhecimento. Cada teoria apresenta suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas que sustentam suas perspectivas sobre a forma como os indivíduos aprendem. Esses princípios têm impacto direto na prática educacional, orientando professores e educadores a compreenderem os métodos mais adequados para instruir e desenvolver estratégias de ensino alinhadas às características dos alunos. Sobre os conceitos relacionados às bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das teorias, assinale a afirmativa correta.
Cognitivismo: base empírica na análise dos processos mentais internos, como percepção, memória, pensamento e solução de problemas. Metodologicamente, utiliza estudos de processamento de informações e modelos mentais. Epistemologicamente, vê a aprendizagem como aquisição e reorganização de conhecimento. Construtivismo: base empírica na interação social e cultural como agentes fundamentais para a aprendizagem. Metodologicamente, considera a interação social, como em situações de colaboração e negociação de significados. Epistemologicamente, concebe o conhecimento como socialmente construído.
Construtivismo: base empírica na observação e análise do comportamento externo, enfatizando estímulos, respostas e reforços para explicar a aprendizagem. Metodologicamente, destaca experimentos controlados e condicionamento. Epistemologicamente, considera o conhecimento como resultado de interações ambientais e comportamentais. Cognitivismo: base empírica na interação social e cultural como agentes fundamentais para a aprendizagem. Metodologicamente, utiliza estudos de processamento de informações e modelos mentais. Epistemologicamente, vê a aprendizagem como aquisição e reorganização de conhecimento.
Construtivismo: base empírica na construção ativa do conhecimento pelo aluno, mediante interações com o ambiente e com os outros. Metodologicamente, enfatiza a construção de significados individuais, usando estratégias como aprendizagem por descoberta e resolução de problemas. Epistemologicamente, entende o conhecimento como uma construção pessoal e social. Sociointeracionismo: base empírica na interação social e cultural como agentes fundamentais para a aprendizagem. Metodologicamente, considera a interação social, como em situações de colaboração e negociação de significados. Epistemologicamente, concebe o conhecimento como socialmente construído.
Sociointeracionismo: base empírica na criação de artefatos ou ambientes que estimulam a aprendizagem e na construção de conhecimento por meio da criação desses artefatos. Metodologicamente, valoriza a experimentação, a criação e a manipulação de ambientes ou objetos. Epistemologicamente, destaca a aprendizagem por meio da construção de objetos do mundo real ou virtual. Behaviorismo: base empírica na observação e análise do comportamento externo, enfatizando estímulos, respostas e reforços para explicar a aprendizagem. Metodologicamente, destaca experimentos controlados e condicionamento. Epistemologicamente, considera o conhecimento como resultado de interações ambientais e comportamentais.