Leia a afirmação de Soares (2004) a seguir:
O neologismo desinvenção pretende nomear a progressiva perda de especificidade do processo de alfabetização que parece estar ocorrendo na escola brasileira ao longo das duas últimas décadas.
Tomando-se como premissa tal proposição sobre a perda de especificidade do processo de alfabetização, é correto afirmar que
reconhece como um fato novo e inédito o fracasso da alfabetização nas escolas brasileiras, sendo que se configura de forma inusitada por atingir estudantes dos anos mais avançados.
há uma nova compreensão conceitual a respeito da aprendizagem da língua escrita, difundida no Brasil em meados dos anos de 1960, que traz implicações para a concepção de aluno.
analisa as causas e os efeitos pedagógicos da reorganização do tempo escolar com a implantação do sistema de ciclos e do princípio da progressão continuada.
tem como fator explicativo único as defasagens dos alunos, oriundas das condições sociais de vulnerabilidade e do uso da tecnologia, promotoras do fracasso na aprendizagem e no ensino da língua escrita.
defende que a promoção automática gera uma diluição de metas e objetivos a serem atingidos gradativamente ao longo do processo de escolarização, diferentemente do sistema de ciclos.