Imagem de fundo

A tutoria de pares é uma estratégia que tem apresentado resultados promissores. Para Fe...

A tutoria de pares é uma estratégia que tem apresentado resultados promissores. Para Fernandes e Costa (2015) e Marins e Lourenço (2021), embora haja desafios, a tutoria de pares auxilia no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial. Considerando o uso desta estratégia nas escolas comuns, analise as alternativas e assinale a que contempla a função do tutor, segundo os referidos autores.


FERNANDES, W. L.; COSTA, €.S. L. da. Possibilidades da Tutoria de Pares para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Técnico e Superior. Relato de Experiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 1, p; 39-56, 2015. Disponível em: < https://scielo.br/j/rbee/a/NdbbF87fYFSTdrRwwLB8hWP/?format=pdf&lang= pt>. Acesso em: 11 nov. 2023.

MARINS, K.-H. C.; LOURENÇO, G. F. Avaliação de um Programa de Tutoria por Pares na Perspectiva da Educação Inclusiva. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 51, 2021. Disponível em: . Acesso em: 06/12/2023.

A

Realizar a atividade para o estudante com deficiência quando ele apresentar alguma dificuldade ou não souber desenvolvê-la.

B

Avaliar os conhecimentos do tutorado e, a partir das especificidades, adaptar o material para que o professor possa utilizá-lo em suas aulas.

C

Estabelecer vínculo de aprendizagem mútua entre o tutor e o tutorado, e adaptar materiais quando necessário.

D

Assumir a explicação dos conteúdos da disciplina no lugar do professor, por meio de uma linguagem mais simplificada.

E

Adaptar as atividades para serem realizadas com o tutorado e fazer atendimentos no turno inverso de aula sem a presença do professor.