Os estudantes do período noturno de uma determinada sala de aula reclamaram à professora que as luzes daquele espaço “são fracas”, “não iluminam direito”, “dão sono” e “não permitem enxergar o quadro”. A professora, concordando com a reclamação, relacionou suas dores de cabeça com a baixa luminosidade daquele ambiente, levou essa demanda à Diretoria, argumentando que a Escola “não estava atendendo à ergonomia”, e pediu providências. Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Não tem nexo a relação feita pela professora entre ergonomia e iluminação, pois ergonomia está vinculada ao mobiliário adequado do local de trabalho.
Não tem nexo a relação feita pela professora entre ergonomia e iluminação, pois a ergonomia trata de assuntos posturais, implicando diretamente nas especificações da carteira/mesa e da cadeira utilizadas pelos docentes e discentes.
As situações que envolvem a ergonomia são: posturas extremas, uso excessivo de força muscular e exposição a ruídos e vibrações, portanto, não tem nexo a relação feita pela professora entre ergonomia e iluminação.
Tem nexo a relação feita pela professora entre ergonomia e iluminação, pois, em todos os locais e situações de trabalho, deve haver iluminação, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.
Tem nexo a relação feita pela professora entre ergonomia e iluminação desde que vinculada ao período noturno, uma vez que a regra de iluminação adequada se refere aos trabalhos exercidos à noite, e não ao dia, por haver luz natural.