No início do ano letivo, os técnicos em assuntos educacionais participaram de uma reunião que tratou sobre interpretação de indicadores socioeducacionais. Nesse momento, o debate entre os técnicos demonstrou que os indicadores socioeducacionais e econômicos seriam fontes privilegiadas para a instituição de ensino mapear a realidade social, econômica e educacional dos sujeitos que a frequentam, além de nortearem ações a serem inseridas no planejamento institucional. Como novo técnico em assuntos educacionais, você ficou responsável por explicar aos demais o que pode revelar a leitura e a interpretação dos indicadores. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente sua explicação sobre a leitura e a interpretação dos indicadores socioeducacionais e econômicos.
Os indicadores demonstram as decisões sobre o direcionamento de recursos técnicos e financeiros realizadas pelos municípios.
Os indicadores apresentam metas, ações pedagógicas e administrativas realizadas pelos municípios a fim de garantir a melhoria da qualidade da educação.
Os indicadores evidenciam o monitoramento e a qualidade do sistema de ensino brasileiro, uma articulação entre os entes federados para nortear as ações educacionais de cada município.
Os indicadores exibem a quantidade de crianças e adolescentes que se encontra na distorção idade-série e as medidas que os municípios devem tomar para a correção do fluxo escolar.
Os indicadores contribuem para o esclarecimento de atendimento à demanda, índices de abandono, repetência, distorção idade-série, desempenho de alunos em provas unificadas, Ideb.