Um dos conceitos fundamentais da teoria do desenvolvimento de Vygotsky é a zona de desenvolvimento proximal: “A zona de desenvolvimento proximal provê psicólogos e educadores de um instrumento através do qual se pode entender o curso interno do desenvolvimento. Usando esse método podemos dar conta não somente dos ciclos e processos de maturação que já foram completados, como também daqueles processos que estão em estado de formação, ou seja, que estão apenas começando a amadurecer e a se desenvolver”. (Vygotsky, A formação social da mente, p. 113)
Tendo por base essa orientação, qual das alternativas explicita corretamente o conceito de zona de desenvolvimento proximal?
É o ensino baseado em métodos do tipo “observar-e-fazer”, sem a introdução do pensamento abstrato. Uma vez consolidado o pensamento concreto deve-se aproximar, a posteriori, do pensamento abstrato.
Tendo em vista que aprendizado é desenvolvimento, deve-se ensinar desde o princípio da formação escolar as funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.
O aprendizado deve ser orientado para os níveis de desenvolvimento que já foram atingidos de modo a garantir o desenvolvimento global da criança, evitando o direcionamento para um novo estágio do processo de desenvolvimento.
O aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros.
O bom aprendizado não pode se adiantar ao desenvolvimento, pois para que este aconteça é necessário antes o domínio completo da linguagem, para que então possa haver comunicação entre a criança e as pessoas em seu ambiente.