Imagem de fundo

Existe uma espécie de taxionomia integrada para a percepção curricular, didática e peda...

Existe uma espécie de taxionomia integrada para a percepção curricular, didática e pedagógica, que caracteriza três planos de aprendizagem: a disciplina no nível curricular; a interdisciplinaridade no nível didático; e, a transdisciplinaridade no nível pedagógico. Se a disciplina se refere aos conteúdos de aprendizagem de cada uma das matérias do currículo, para além dos programas de estudos, a interdisciplinaridade, em seu sentido restrito, corresponde a uma interseção estrutural da diversidade de conhecimentos ensinados, e se situa no plano didático, tanto que a transdisciplina engloba o conteúdo das matérias e o princípio da organização do pensamento, ela os ultrapassa no que tange à globalidade do aprendiz na interação contextualizada de um funcionamento comportamental expressivo, às vezes cognitivo, socioafetivo e psicomotor, diretamente fixado sobre a realidade. Podemos dizer que a interdisciplinaridade, no nível didático, EXCETO:

A

Proporciona o vaivém dialético entre os planos curriculares e pedagógicos, levando-se em consideração o plano pedagógico, para elaborar nesse nível os modelos didáticos interdisciplinares.

B

Está no segundo nível da interdisciplinaridade escolar, que se caracteriza por dimensões conceituais e antecipativas, e trata da planificação, da organização e da avaliação da intervenção educativa.

C

Assegura a função mediadora entre os planos curriculares e pedagógicos, tendo em vista a estruturação curricular para estabelecer preliminarmente seu caráter interdisciplinar, tenho por objetivo a articulação de conhecimentos a serem ensinados e sua inserção nas situações de aprendizagem.

D

Consiste na análise sistemática de programas de estudos para estabelecer uma estrutura curricular integradora, considerando parâmetros de ligações de interdependência entre as diferentes matérias escolares, visando permitir a emergência de uma estrutura curricular de acordo com as orientações integradoras.