Existe uma espécie de taxionomia integrada para a percepção curricular, didática e pedagógica, que caracteriza três planos de aprendizagem: a disciplina no nível curricular; a interdisciplinaridade no nível didático; e, a transdisciplinaridade no nível pedagógico. Se a disciplina se refere aos conteúdos de aprendizagem de cada uma das matérias do currículo, para além dos programas de estudos, a interdisciplinaridade, em seu sentido restrito, corresponde a uma interseção estrutural da diversidade de conhecimentos ensinados, e se situa no plano didático, tanto que a transdisciplina engloba o conteúdo das matérias e o princípio da organização do pensamento, ela os ultrapassa no que tange à globalidade do aprendiz na interação contextualizada de um funcionamento comportamental expressivo, às vezes cognitivo, socioafetivo e psicomotor, diretamente fixado sobre a realidade. Podemos dizer que a interdisciplinaridade, no nível didático, EXCETO:
Proporciona o vaivém dialético entre os planos curriculares e pedagógicos, levando-se em consideração o plano pedagógico, para elaborar nesse nível os modelos didáticos interdisciplinares.
Está no segundo nível da interdisciplinaridade escolar, que se caracteriza por dimensões conceituais e antecipativas, e trata da planificação, da organização e da avaliação da intervenção educativa.
Assegura a função mediadora entre os planos curriculares e pedagógicos, tendo em vista a estruturação curricular para estabelecer preliminarmente seu caráter interdisciplinar, tenho por objetivo a articulação de conhecimentos a serem ensinados e sua inserção nas situações de aprendizagem.
Consiste na análise sistemática de programas de estudos para estabelecer uma estrutura curricular integradora, considerando parâmetros de ligações de interdependência entre as diferentes matérias escolares, visando permitir a emergência de uma estrutura curricular de acordo com as orientações integradoras.