“Ela [a professora] manda a gente ir fazendo, e a gente vai fazendo do jeito que ela manda. Num dos trabalhos, ela mandou a gente amassar uma folha de papel celofane para depois desamassar e colar numa superfície de cartolina. Quando eu aprontei, ela achou bonito. Mas ela sabe o que é, eu não.”
O relato acima, narrado por uma aluna, revela uma contradição frequente na postura adotada pelos professores de arte.
Essa contradição reside no fato de que a professora
ao utilizar materiais como o papel celofane, demonstra uma falta de recursos adequados para o ensino de arte.
emprega métodos modernos, com o uso de materiais nãotradicionais, mas mantém uma postura de ensino tradicional.
ao fazer os alunos trabalharem com papel celofane, subestima sua capacidade de utilizar materiais sofisticados.
oferece demasiada liberdade criativa, utilizando materiais simples como papel celofane, o que confunde os alunos.
ao escolher atividades com papel celofane, mostra desconhecimento sobre técnicas artísticas contemporâneas.