Imagem de fundo

“Ela [a professora] manda a gente ir fazendo, e a gente vai fazendo do jeito que ela ma...

“Ela [a professora] manda a gente ir fazendo, e a gente vai fazendo do jeito que ela manda. Num dos trabalhos, ela mandou a gente amassar uma folha de papel celofane para depois desamassar e colar numa superfície de cartolina. Quando eu aprontei, ela achou bonito. Mas ela sabe o que é, eu não.”


O relato acima, narrado por uma aluna, revela uma contradição frequente na postura adotada pelos professores de arte.


Essa contradição reside no fato de que a professora

A

ao utilizar materiais como o papel celofane, demonstra uma falta de recursos adequados para o ensino de arte.

B

emprega métodos modernos, com o uso de materiais nãotradicionais, mas mantém uma postura de ensino tradicional.

C

ao fazer os alunos trabalharem com papel celofane, subestima sua capacidade de utilizar materiais sofisticados.

D

oferece demasiada liberdade criativa, utilizando materiais simples como papel celofane, o que confunde os alunos.

E

ao escolher atividades com papel celofane, mostra desconhecimento sobre técnicas artísticas contemporâneas.