Quanto às diferentes fases de alfabetização pelas quais as crianças passam antes de compreender o sistema de escrita alfabética, pode-se afirmar que, no nível
pós-silábico, a criança já assimilou todas as etapas de linguagem — de modo que as práticas de leitura e de escrita marcam o uso da gramática de forma efetiva para a execução de atividades e de produção de textos simples e complexos.
pré-silábico, a criança representa a escrita de forma não convencional, aleatória, ou seja, ela mistura números e letras para representar uma escrita.
alfabético, a criança apresenta um salto qualitativo, visto conseguir atribuir uma letra escrita a cada parte da letra falada, apresentando, assim, uma estruturada.
silábico-alfabético, por ser a última etapa da fase de compreensão do sistema da escrita, a criança já pode distinguir corretamente os sons dos fonemas da palavra.
silábico, a criança já entende que as sílabas podem ser formadas com uma, duas, três ou mais letras, mas ainda oscila na representação escrita — dado faltar-lhe uma melhor percepção dos sons presentes nas silabas de cada palavra.