Autores de diferentes matrizes, como Paulo Freire e Dermeval Saviani, convergem na compreensão de que a educação em sua forma propriamente escolar, compreende o aprendizado de conhecimentos, valores, disposições éticas, modos de conviver e formas de ver o mundo. Nessa conceituação, a escola se apresenta como
instância constituída e situada no universo mais amplo da cultura de uma dada sociedade, na qual o aprendizado dos conhecimentos científicos e formais é substituído pelo aprendizado por socialização nas interações sociais.
espaço formal e institucionalmente separado de outras instâncias sociais, cujos conteúdos de ensino pouco importam, pois o importante é a dimensão cultural da escola.
instância inscrita nas relações sociais e de poder de uma dada sociedade, cuja atribuição formativa única e essencial compreende o trabalho estrito com o conhecimento científico.
espaço socialmente referenciado, no qual os conteúdos de ensino são considerados no universo mais amplo da escola como instituição ligada à formação humana e à cultura.