Imagem de fundo

A educação escolar deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada ...

A educação escolar deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças, adolescentes e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo, diferindo de processos educativos que ocorrem em outras instâncias, como na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nos demais espaços de construção de conhecimentos e valores para o convívio social. Assim sendo, deve ser evitada a abordagem simplista de encarar a educação escolar como o fator preponderante para as transformações sociais, mesmo reconhecendo-se sua importância na construção da democracia.

Nesse sentido, assinale a alternativa que está em consonância com essa perspectiva teórica:

A

Ao discutir o papel das escolas, busca-se padronizar todos os estabelecimentos, pois apesar de cada escola possuir sua própria história, características únicas e identidade, o objetivo é identificar os elementos desejáveis e compartilhados por todas as escolas brasileiras que são responsáveis pela educação fundamental.

B

Quando se debate o papel das escolas, pretende-se uniformizar todos os estabelecimentos. Cada escola tem sua própria história, mas características semelhantes e objetivos iguais que é identificar os aspectos desejáveis e garantir o desempenho do papel fundamental na educação, o desenvolvimento pleno de todos os alunos.

C

Quando se discute o papel das escolas, não se busca a uniformização completa de todos os estabelecimentos. Embora cada escola tenha sua própria história, existem características comuns e objetivos compartilhados. O objetivo é identificar os aspectos desejáveis e garantir o desempenho fundamental na educação, promovendo o desenvolvimento pleno de todos os alunos.

D

Ao delinear o papel da instituição escolar não se está buscando uma uniformização dos estabelecimentos escolares, uma vez que cada escola tem sua história, suas peculiaridades e sua identidade. O objetivo é identificar os aspectos desejáveis e comuns a todas as escolas brasileiras responsáveis pela educação fundamental.