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Assinale a alternativa que indica corretamente a educação que é pauta determinante nos ...

Assinale a alternativa que indica corretamente a educação que é pauta determinante nos Movimentos Surdos Nacionais e que faz parte do ideário “a educação que nós surdos queremos” de 1999 até os dias atuais.

A

Educação Inclusiva: um modelo educacional que garante o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, independente de suas particularidades, diferenças, condições e necessidades. Na inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino, geralmente, a Libras é entendida como recurso de acessibilidade e a presença do intérprete educacional em sala é um fator indispensável.

B

Educação Especial: é oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para estudantes com deficiência, transtorno globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Também é transversal a todas as etapas e deve ser prevista no projeto político-pedagógico de cada unidade escolar. Considera os alunos conforme suas potencialidades, ajudando-os a superar barreiras no aprendizado.

C

Educação Democrática: um modelo de educação onde os estudantes são os protagonistas. A decisão sobre o próprio aprendizado e sobre a forma de atuação das escolas é o que caracteriza esse modelo educacional onde todos têm o direito e o dever de participar nas decisões sobre a escola. Todos são responsáveis solidários pelo destino e futuro da escola e comunidade escolar.

D

Educação Bilíngue: uma perspectiva de ensino que transcende questões linguísticas. Para além da Libras como L1 e como língua de instrução, e da Língua Portuguesa na modalidade escrita como L2, esse modelo de educação assegura o encontro ‘surdo-surdo’ e um ambiente escolar multilíngue e multicultural, geralmente garantindo o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos surdos.

E

Educação Construtivista: na educação construtivista, o conhecimento é construído pelo aluno de forma ativa, ou seja, os estudantes não recebem o conhecimento do professor ou do ambiente escolar passivamente. Trabalhos coletivos são valorizados e cada aluno é entendido como um sujeito único, com tempo específico de aprendizado.