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Libâneo (1994, p. 222) afirma que: “[...] a ação de planejar, portanto, não se reduz ao...

Libâneo (1994, p. 222) afirma que: “[...] a ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas, e tendo como referência permanente às situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural), que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino”. Considerando os tipos e os níveis de planejamento da educação, sendo um deles o planejamento curricular, trata-se da sua função:

A

Relacionar o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, em geral, e de cada comunidade, em particular.

B

Alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los; conciliando e aperfeiçoando a eficiência interna e externa do sistema.

C

Orientar o trabalho do professor na prática pedagógica da sala de aula, planejando o desenvolvimento das práticas pedagógicas concretas e prevendo as condições do ensino no contexto escolar ou fora dele.

D

Estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional (estrutura, administração, financiamento, pessoal, conteúdo, procedimentos e instrumentos).