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Ubiratan D’Ambrósio foi o primeiro a se referir à expressão Etnomatemática, em 1975, ao...

Ubiratan D’Ambrósio foi o primeiro a se referir à expressão Etnomatemática, em 1975, ao discutir no contexto do Cálculo Diferencial o papel desempenhado pela noção de tempo nas origens das ideias de Newton. O marco referencial do reconhecimento da Etnomatemática no cenário internacional foi o 5th Internacional Congress on Mathematics Education – ICME 5 – em Adelaide, Austrália, em 1984, onde D’Ambrósio proferiu a conferência inaugural “Socio-cultural bases for Mathematics Education”. Nessa conferência, o educador discute a educação matemática na complexidade dos fatores sociais, e, em particular, fatores educacionais presentes nos países periféricos, abordando um vasto conjunto de ideias que abrangem desde o significado que dá à criatividade científica e o papel destas no avanço das ciências até questões mais amplas como as vinculadas à educação formal, informal e não formal.


(knijnik, 1996.)


Sobre a Etnomatemática, analise as afirmativas a seguir.


I. É um programa que visa explicar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimentos em diversos sistemas culturais e as forças interativas que agem nos e entre os três processos.

II. Trata-se de uma proposta metodológica que permite ao aluno descobrir a gênese dos conceitos e métodos que aprenderá em aula, permitindo ao aluno fazer relação das ideias matemáticas desenvolvidas em sala de aula com suas origens.

III. Refere-se a um processo que permite interligar o aprendizado de conteúdos matemáticos com os das outras ciências, estuda os problemas reais, usando a matemática como linguagem que permitirá compreender, simplificar e decidir com relação ao objeto em estudo.


Está correto o que se afirma em

A

I, II e III.

B

I e II, apenas.

C

I e III, apenas.

D

II e III, apenas.