Ubiratan D’Ambrósio foi o primeiro a se referir à expressão Etnomatemática, em 1975, ao discutir no contexto do Cálculo Diferencial o papel desempenhado pela noção de tempo nas origens das ideias de Newton. O marco referencial do reconhecimento da Etnomatemática no cenário internacional foi o 5th Internacional Congress on Mathematics Education – ICME 5 – em Adelaide, Austrália, em 1984, onde D’Ambrósio proferiu a conferência inaugural “Socio-cultural bases for Mathematics Education”. Nessa conferência, o educador discute a educação matemática na complexidade dos fatores sociais, e, em particular, fatores educacionais presentes nos países periféricos, abordando um vasto conjunto de ideias que abrangem desde o significado que dá à criatividade científica e o papel destas no avanço das ciências até questões mais amplas como as vinculadas à educação formal, informal e não formal.
(knijnik, 1996.)
Sobre a Etnomatemática, analise as afirmativas a seguir.
I. É um programa que visa explicar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimentos em diversos sistemas culturais e as forças interativas que agem nos e entre os três processos.
II. Trata-se de uma proposta metodológica que permite ao aluno descobrir a gênese dos conceitos e métodos que aprenderá em aula, permitindo ao aluno fazer relação das ideias matemáticas desenvolvidas em sala de aula com suas origens.
III. Refere-se a um processo que permite interligar o aprendizado de conteúdos matemáticos com os das outras ciências, estuda os problemas reais, usando a matemática como linguagem que permitirá compreender, simplificar e decidir com relação ao objeto em estudo.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.