A avaliação da aprendizagem pode ser definida como “um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade tendo em vista uma tomada de decisões” (Cipriano Carlos Luckesi).
Fonte: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Considerando as suas funções e finalidades, é correto afirmar que:
Considerando os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, os resultados da avaliação revelam as práticas dos discentes e dos docentes.
Qualquer instrumento que avalie o processo de ensino-aprendizagem necessita ser entendido como um fim em si.
A avaliação da aprendizagem, quando se refere a uma área de conhecimento (disciplina), pode ser utilizada para distinguir os discentes mais disciplinados, pois isso caracteriza uma avaliação integral.
As notas ou os conceitos estabelecidos nas disciplinas não devem ter por base o aspecto cognitivo do discente.
As informações obtidas a partir dos instrumentos de avaliação da aprendizagem, em uma perspectiva diagnóstica, devem ter fins classificatórios.