Imagem de fundo

A avaliação da aprendizagem pode ser definida como “um julgamento de valor sobre manife...

A avaliação da aprendizagem pode ser definida como “um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade tendo em vista uma tomada de decisões” (Cipriano Carlos Luckesi).


Fonte: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2003.


Considerando as suas funções e finalidades, é correto afirmar que:

A

Considerando os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, os resultados da avaliação revelam as práticas dos discentes e dos docentes.

B

Qualquer instrumento que avalie o processo de ensino-aprendizagem necessita ser entendido como um fim em si.

C

A avaliação da aprendizagem, quando se refere a uma área de conhecimento (disciplina), pode ser utilizada para distinguir os discentes mais disciplinados, pois isso caracteriza uma avaliação integral.

D

As notas ou os conceitos estabelecidos nas disciplinas não devem ter por base o aspecto cognitivo do discente.

E

As informações obtidas a partir dos instrumentos de avaliação da aprendizagem, em uma perspectiva diagnóstica, devem ter fins classificatórios.